Klint x Schiele

2567 palavras 11 páginas
APS – Atividade Prática Supervisionada http://www.fsg.br/ ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE GUSTAV KLIMT E EGON SCHIELE
Alice Zanella, Emanuele Muner, Valeska Jiacomin
Design – Faculdade da Serra Gaúche
Professor Supervisor da APS
Gislaine Sacchet Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o trabalho de dois artistas, Gustav Klimt e Egon Schiele na comparação de suas obras e vidas, através das semelhanças e diferenças, desde a época na qual viviam seus sentimentos e percepções até chegar a suas fabulosas obras de arte.
Palavras-chave:
Erotismo.Feminino.Sexualidade.
1 INTRODUÇÃO Este artigo pretende discutir as obras de Gustav Klimt e Egon Schiele, na sua relação com as representações da figura humana, principalmente a feminina.
Julgou-se importante contextualizar os períodos em que os artistas referidos estavam inseridos, para que se pudesse partir de uma análise do ponto de vista e vivências de cada um.
Assim, foi descrito o cenário em que Gustav Klimt se encontrava em Viena, no final do século XIX, em que sentia-se mais atraído por uma arte mais livre, do que as que faziam por encomenda.
Egon Schiele, no início do século XX, inspirou-se em Gustav Klimt, retratando suas obras com um erotismo explícito, principalmente em função da quantidade de prostitutas que haviam em Viena, suas modelos de referência.
O artigo serve de base para estudos sobre a nudez e erotismos femininos, comparativamente entre esses dois artistas que marcaram suas épocas até os dias de hoje.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Erotismo e representação pictórica coexistiram desde o início da arte e muitos grandes artistas têm algumas imagens eróticas, mas nada se compara às obras de Gustav Klimt e Egon Schiele.
Nas obras de Klimt, todas as informações devem ser consideradas para compreendermos o processo de sua pintura no momento histórico da referida época. Uma questão atual ecoa do passado através da arte de Klimt: o comportamento humano em relação à velocidade das transformações que

Relacionados

  • Guia de Estudos Arte e Cultura
    2716 palavras | 11 páginas
  • História da Artes
    39697 palavras | 159 páginas