Kklllllll

480 palavras 2 páginas
Introdução O alumínio é um metal muito presente na vida dos seres humanos. Ele compõe a maioria dos objetos que nos cerca, como eletroeletrônicos (computadores, aparelhos de áudio e vídeo, etc), latas de bebidas, utensílios culinários, na construção civil (esquadrias para portas, janelas, pontes), entre outros. É um metal que possui número atômico 13 e massa atômica ponderada 27. Na natureza, não é encontrado puro, pois possui grande afinidade com o oxigênio, sendo encontrado na forma de óxidos e silicatos. É extraído normalmente da bauxita, devido ao alto custo de extração em outros minerais. As reservas de bauxita somam cerca de 31,3 bilhões de toneladas no mundo. Um dentre os vários derivados do alumínio é o alúmen, denominação atribuída aos sais duplos de ácido sulfúrico, de fórmula MeI e MeIII(SO4)2.12 H2O, onde MeI representa um metal monovalente e MeIII um metal trivalente. Alguns metais monovalentes que entram na composição do alúmen são: sódio, potássio, rubídio, césio, tálio e o íon de amônio. Os metais trivalentes são alumínio, cromo, ferro, tálio, dentre outros. O alúmen mais comum hoje é o alúmen de potássio em estado natural. Adquiri-se ele deixando cristalizar soluções saturadas de sulfato de potássio e de sulfato de alumínio. Os alúmens são muito utilizados hoje na fabricação de papel e como mordentes em tinturaria.

Método: Material: * Balança * Funil de Buchner * Papel Filtro * Rolha * Chapa de aquecimento * Proveta de 250 ml * KOH 1,5M * Tesoura * Béquer de 150 ml * Béquer de 250 ml * Bastão de vidro * Kitassato de 500 ml * Óculos de segurança * H2SO4 9M

Procedimento:

1. Corte uma lata de forma a obter retângulos de 6x7 cm. 2. Pese o retângulo para obter 1 g de alumínio, depois recorte a o alumínio em pedaços menores de aproximadamente 0,4 cm. 3. Coloque os pedaços de alumínio num béquer de 150 ml e adicione 50 ml de KOH 1,5M e aqueça a solução.

Relacionados