kkkkkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo Culturas Híbridas – Néstor García Canclini
Canclini admite uma possível ruptura entre a tradição e o moderno. Ele discute se estamos no pós-moderno ou em uma continuidade domodernismo.Modernidade: período histórico; é comandado pelo capital financeiro. Seus antecedentes são o Iluminismo e o Renascimento.
Modernismo: movimento artístico e cultural. Atualmente, não existe maisautonomiano campo artístico: as obras são feitas por interesses econômicos, há repetições e são efêmeras (não duram por muitas exposições). Não há mais vanguardas. Nota: Andy Warhol é pós-moderno.Moderno:modo de pensar estes processos.
* 1ª hipótese do livro: incerteza em relação ao sentido e valor da modernidade vem de cruzamentos socioculturais (mistura de tradição e moderno) e não apenas doquesepara nações, etnias e classes.
* 2ª hipótese do livro: outro modo de conceber a modernização latino-americana, indo além de uma força alheia e dominadora que substituiria o tradicional. NaEuropa,de fato, ocorre a ruptura da tradição, com sua substituição pelo moderno. Na América Latina, há combinação da cultura arcaica com a moderna; a cultura popular é mais preservada.
* 3ª hipótesedolivro> olhar transdisciplinar sobre circuitos híbridos tem conseqüências que extrapolam a investigação cultural. Relação de processos políticos com a coexistência de culturas étnicas enovastecnologias.
A modernização diminui o papel do culto e do popular tradicionais no conjunto de mercado simbólico, mas não os suprime. Hoje existe uma visão mais complexa sobre as relações entre tradiçãoemodernidade. O culto tradicional não é apagado pela industrialização dos bens simbólicos.
Política e discursos latino-americanos são modernos. Na América Latina, não há preocupação comapós-modernidade, pois os próprios avanços modernos não chegaram de todo e a todos. Exemplos:
* Falta de industrialização sólida;
* Falta de organização sociopolítica baseada na racionalidade formal e......
tracking img