Kkkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - INTRODUÇÃO

O teste de chama é baseado no fato de que quando certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retornaao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação (Luz, conforme figura1), é à diferença de energia entre os dois níveis. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, pois a quantidade de energia necessária para excitar um elétron é única para cada elemento.
A radiação liberada por alguns elementos possui comprimento de ondana faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos em uma chama.
A luz é um tipo de onda chamada onda eletromagnética que é formada por campos elétricos e magnéticos que se propagam pelo espaço. As grandezas que caracterizam asondas são: a freqüência (v) que está relacionada à frequência de vibração da fonte que produz a onda, por exemplo, no caso da corda de violão ou do diafragma de um alto falante, em que quanto mais rápida for à vibração, maior será a frequência da onda produzida, o período (T) e o comprimento de onda (λ). O período (T) é o inverso da frequência (v). Uma outra grandeza que caracteriza as ondas é oseu comprimento de onda (λ), que é a distância percorrida pela onda num tempo equivalente a um período. As ondas eletromagnéticas se propagam à velocidade da luz, c. Portanto, quando uma carga elétrica é acelerada ou freada, ela produz ondas eletromagnéticas.
As ondas de rádio, por exemplo, são produzidas numa antena. A antena possui uma peça de metal e um circuito elétrico onde é produzidauma corrente elétrica, que são elétrons em movimento ordenado. Esses elétrons se movem de um lado para o outro, milhões de vezes por segundo, produzindo ondas eletromagnéticas com frequência das ondas igual à frequência do seu movimento.
A luz visível é uma onda eletromagnética com frequência muito maior do que a frequência das ondas de rádio; portanto, tem um comprimento de onda muitomenor.
Quando um elétron de um átomo vai de um nível de maior energia para um nível de menor energia, ele emite um fóton. Quando chegam aos nossos olhos, esses fótons podem ser percebidos pela nossa visão, pois dentro do olho existem células em que seus átomos que as compõem absorvem os fótons e transmitem um sinal elétrico ao cérebro, mas, apenas são absorvidos os fótons quem têm frequência eenergia numa determinada faixa de valores. Os fótons – as ondas eletromagnéticas – que estão nessa faixa são chamadas de luz visível.
A temperatura da chama do bico de Bünsen (figura 2) é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidadeatravés da observação visual da chama. O teste de chama é rápido e fácil de ser feito, porém, a quantidade de elementos detectáveis é pequena e existe uma dificuldade em detectar concentrações baixas de alguns elementos, enquanto que outros produzem cores muito fortes que tendem a mascarar sinais mais fracos.


[pic]
Figura 1

[pic]
Figura 2 (chama do bico de Bünsen)2 – OBJETIVO



Observar a cor da chama associada à presença de elementos químicos metálicos presentes em sais; identificar elementos químicos metálicos pelo teste da chama; observar espectros associados à presença de elementos químicos metálicos.



























3 – PARTE EXPERIMENTAL



3.1 - Materiais...
tracking img