Kkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1480 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Capitalismo Comercial
Essa etapa do capitalismo se estendeu do século XV até XVIII. Houve uma expansão de potencias, como Espanha e Portugal, que tinham como objetivo descobrir uma nova rota para as Índias, e tirar a supremacia da Itália no comércio com o Oriente, através do Mediterrâneo. Foi uma época marcada por Grandes Navegações e descobrimentos, mas também de escravidão e genocídios demuitos nativos da América e África. Os europeus comandaram esse processo de colonização e exploração. Durante o capitalismo comercial tudo que pudesse ser vendido como lucro virava mercadoria na mão dos comerciantes europeus. O negócio mais lucrativo foi o tráfico de escravos negros. Essa fase foi fundamental para se desenvolver o capitalismo, pois permitiu o grande acúmulo de capitais na mão daburguesia européia. Essa acumulação inicial de capitais criou condições, no Reino Unido e depois em outros países, para que ocorresse a Revolução Industrial.

Capitalismo Industrial
O capitalismo industrial foi marcado por transformações na economia, na sociedade, na política e cultura. Uma de suas características mais importantes foi a de transformar da natureza, uma quantidade bem maior deprodutos aos consumidores, o que multiplicava o lucro dos produtores. Foi o período de introdução de técnicas no espaço, que levou a profundas mudanças no âmbito da geografia. A essência do sistema não era mais o comércio. O bom lucro vinha da produção de mercadorias. O mecanismo da exploração capitalista foi chamada por Karl Marx de mais valia. Mais valia: o trabalhador assalariado recebe umaremuneração por cada jornada de trabalho. Mas o trabalhador produz um valor maior do que aquele que recebe em forma de salário.

Capitalismo Financeiro
Com o crescimento acelerado do capitalismo passou a surgir e crescer rapidamente várias empresas (bancos, indústrias, corretoras de valores, casas comerciais, etc) por causa do processo de concentração e centralização de capitais. A grande concorrênciafavoreceu as grandes empresas, levando a fusões e incorporações resultando na formação de monopólios ou oligopólios em muitos setores da economia.

Uma característica marcante desta fase foi a implantação de novas tecnologias e do uso de novas fontes de energia no processo produtivo. As grandes empresas passaram a investir significativamente em produções científicas, m visando desenvolver novastécnicas de produção. Ouve neste período um grande avanço da siderurgia e indústria mecânica graças ao aperfeiçoamento da fabricação do aço. Na indústria química e petroquímica, com a descoberta de novos elementos e materiais. No setor automobilístico e aeronáutico, houve grande avanço devido aos combustíveis oriundos do petróleo, possibilitando sua expansão e a dinamização dos transportes. Eaumento da qualidade de vida da população devido o uso da eletricidade.

Com o crescente aumento de produção e a industrialização expandindo-se para outros países, acirrou-se a concorrência. Havia cada vez mais a necessidade de garantir novos mercados consumidores, novas fontes de matéria primas e novas áreas para investimentos lucrativos. Foi neste contexto que ocorreu a expansão imperialistaeuropéia na África e na Ásia. Na Conferência de Berlim (1884 – 1885) as potências européias retalharam o continente africano. Keynesianismo – política de intervenção estatal numa economia oligopolizada. Recebeu este nome porque seu principal teórico e defensor foi John M. Keynes. Trustes – grandes grupos que controlam todas as etapas da produção, desde a retirada de matéria-prima da natureza até adistribuição das mercadorias. Cartel – associação entre empresas para uma atuação coordenada, estabelecendo um preço comum, restringindo a livre concorrência. Geralmente elevam o preço em comum. O Capitalismo Informacional Com o advento da terceira revolução industrial, também conhecida como meio-técnicocientífico-informacional, o capitalismo atinge sua fase informacional-global. A partir dos anos...
tracking img