Kkkk

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EDUCAÇÃO, VALORES HUMANOS E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL
Autora: Ana Lise Costa de Oliveira[1]
Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS
Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Riachão do Jacuípe-SMEC
E-mail: alisecosta@gmail.com


RESUMO: Nesse começo do século XXI, educação tem sido propulsora deuma nova era – a do conhecimento, exigindo assim, cada dia mais uma sociedade aprendente. No presente artigo, pretende-se explorar os aspectos teórico-práticos e os resultados de uma pesquisa qualitativa[2], que suscitou uma problemática envolvendo a tríade escola-juventude-valores humanos, discutindo–os numa relação dialética e de complementaridade. Os resultados evidenciaram que a escola públicanão tem consolidada uma efetiva educação em valores humanos; estes quando aparecem no cotidiano escolar, são trabalhados de maneira assistemática, sem um fim pedagógico específico. Crianças, jovens muitas vezes se encontram sozinhos para buscarem seus referenciais de valores e direitos humanos numa sociedade globalizada, violenta, midiática e paradoxal. A moralidade, os direitos humanos, a novacondição juvenil e a consolidação de valores na dinâmica educativa constituem-se ainda um vir a ser, um desafio a ser superado por toda a comunidade escolar. Por fim, espera-se, longe de pretender esgotar temática, que este artigo venha a colaborar nas discussões acerca da crescente temática dos direitos humanos, e que a escola pública brasileira ressignifique seu espaço formativo fortalecendo osvínculos com a criança, a juventude e a comunidade, através da educação em valores humanos dialógica, para além da doutrinação e relativismos.
Palavras-chave: educação contemporânea; escola pública; juventude e valores humanos

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
A questão concernente às relações entre educação, juventude, escola, cultura, trabalho, sociedade, dentre outros, tem assumido significativarelevância em estudos e pesquisas recentes, sobretudo porque o modelo social vigente, resultado das sucessivas mudanças sócio-econômico-culturais, nas sociedades contemporâneas apresentam novos desafios aos jovens e às agências educativas, consideradas clássicas.
Dessa forma, tem crescido no Brasil estudos científicos sobre a Juventude e os processos educativos na contemporaneidade. Nessesentido o artigo em vista de ser apresentado vem somar às diversidades de produções científicas nessa área, procurando abordar um estudo qualitativo sobre a Educação em Valores Humanos na Juventude numa instituição escolar pública. Resulta de uma pesquisa qualitativa desenvolvida nesse biênio 2007/2008, no Curso de Especialização em Educação e Pluralidade Sócio-Cultural vinculado ao Departamento deEducação, o qual busca fomentar a pesquisa em educação no seio acadêmico da Universidade Estadual de Feira de Santana, estado da Bahia.
Ressalta-se que esse trabalho se ancora em minha trajetória profissional que, enquanto educadora, sempre me ocupei das questões pertinentes à formação integral dos sujeitos no contexto escolar. Assim, a escolha da temática veio por intermédio das minhasexperiências como coordenadora pedagógica do quadro da Secretaria Municipal de Riachão do Jacuípe, desde o ano de 2005. Atuando em escolas municipais de ensino fundamental de 5ª a 8ª séries, sempre me inquietou o fato paradoxal de ouvir queixas dos funcionários, professores e alunos sobre o descrédito das instituições educativas e ao mesmo tempo estas serem um referencial formativo na vida dessessujeitos. Indo mais além, a constante ênfase nos conteúdos acaba colocando à margem a preocupação com a moralidade humana e seu papel nesse contexto. Daí a necessidade da realização da pesquisa, inserida em meu local de atuação ocupando-me da função de coordenadora pedagógica paralela à condição de pesquisadora, o que facilitou a minha entrada em campo, o tratamento com os dados empíricos, tendo em...
tracking img