Kkdkk

3626 palavras 15 páginas
Unidade: Pensamento
Estratégico
Unidade I:

0

Referências Bibliográficas
A evolução da gestão estratégica
Antes de iniciarmos a análise da evolução da gestão estratégica, é bom lembrarmos que, embora a estratégia só passe a fazer parte dos estudos de administração na segunda metade do século XX, a ação estratégica sempre esteve presente nas organizações, como bem observado por Ansoff (1990, p.
97): “a história empresarial está repleta de exemplos claros de usos deliberados e bem sucedidos de estratégia. A passagem deliberada e bem sucedida da Du Pont do ramo de explosivos para o de produtos químicos, na década de 1920, é um exemplo”. Apenas não era consciente a presença do conceito estratégico.
Desde a incorporação do conceito de estratégia pelas teorias administrativas, o conceito passou por diversos estágios. Certo e Peter (2005) defendem que: o conceito de estratégia passou a ser definido a partir da pesquisa patrocinada pela Fundação Ford e a Carnigie Corporation – Relatório
Gordon-Howell – que, como resultado da avaliação dos currículos dos cursos de administração das universidades norte-americanas, sugeriu a inclusão da disciplina de política de negócios.
É importante lembrarmos que a atividade política está diretamente ligada ao conceito original de estratégia – “a arte do general”. Faz parte da atividade política não só as relações internas de um país, mas, também, as relações externas que são desenvolvidas entre governos e, dentre elas a guerra. De acordo com Weber (1979), apenas ao Estado é concedido o monopólio do uso serem desenvolvidas pelo Estado.
Assim, ao se incluir nos currículos dos cursos de administração a disciplina de política de negócios, passou-se a estudar, além das relações internas que ocorrem no mundo organizacional, as relações que acontecem fora da organização, ou seja, entre a organização e seus clientes, fornecedores, concorrentes e demais atores que se encontram e atuam fora
ambiente

Relacionados