kjukalp

679 palavras 3 páginas
ATPS ELETRÔNICA I
ETAPA 1
PASSO 1
FOLHA 1
[Símbolo] TEORIA DOS DIODOS
Diodo é um dispositivo ou componente eletrônico composto de cristal do tipo anodo e outro tipo catodo, semicondutor de silício ou germânio numa película cristalina cujas faces opostas são dopadas por diferentes gases durante sua formação.
É o tipo mais simples de componente eletrônico semicondutor, usado como retificador de corrente elétrica. Possui uma queda de tensão de 0,3 V(germânio) e 0,7 V (silício).
Os diodos só conduzem corrente elétrica quando a tensão do anodo é maior que a do catodo O diodo é um componente elétrico que permite que a corrente atravesse-o num sentido com muito mais facilidade do que no outro. O tipo mais comum de diodo é o diodo semicondutor, no entanto, existem outras tecnologias de diodo. O termo "diodo" é habitualmente reservado a dispositivos para sinais baixos, com correntes iguais ou menores a 1 A.
O conceito de semicondutor intrínseco está relacionado ao cristal que, não intencionalmente, possui não mais de um átomo de elemento químico estranho para cada bilhão de átomos do material escolhido. O teor de impureza, neste caso, é chamado 1 ppb, ou uma parte por bilhão. A interferência da impureza não é suficiente par interferir na estabilidade do material, sendo o cristal, portanto, estável. Por outro lado, o semicondutor dopado possui, intencionalmente, cerca de um átomo de elemento químico desejado (ao contrário do estranho) para cada milhão de átomos do material escolhido. O teor da impureza é, no semicondutor dopado, 1 ppm, ou uma parte por milhão.
Sobre o funcionamento do díodo, pode adiantar-se que deixa passar corrente eléctrica no sentido de p para n e não deixa passar corrente no sentido oposto. Chama-se a este fenómenorectificação e é tudo quanto o díodo faz.
Uma aplicação básica é nas fontes de alimentação, para rectificar a corrente eléctrica (transformar a corrente alternada em contínua).
Usa-se também em receptores de rádio como

Relacionados