Kjtfddfg

903 palavras 4 páginas
Universidade potiguar – UnP
CST em Segurança do Trabalho

Prevenção em controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações. Trabalho n. 02 – Unidade II

Parte I:
1° - Realizar leitura e análise do artigo “Análise de acidentes do trabalho, gestão de segurança do trabalho e gestão de produção”.
FONTE: http://www.interfacehs.sp.senac.br/br/artigos.asp?ed=10&cod_artigo=181

2° - Explicar proposta do artigo.

O artigo tem como proposta a analise tradicional dos acidentes ocupacionais, e como se deve lidar antecipadamente para antecipar riscos de acidentes. Ele aborda diversos assuntos referentes a analise de acidentes de trabalho. Este estudo explora potencialidades do uso de análise de acidente conduzida por AFT do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), como fonte de informações sobre as origens do evento e como material capaz de subsidiar o aprendizado organizacional. Para isso, os achados preliminares de análise considerada concluída no âmbito da auditoria foram utilizados em reanálise incluindo aspectos do método de árvore de causas (ADC) e indicações dos conceitos de análises de mudanças e de barreiras na exploração dos achados. Além disso, novos1 conceitos relacionados à gestão de segurança, como as noções de variabilidade do trabalho, regulações ou adaptações locais, gestão cognitiva da atividade e outros foram usados para sugerir ou discutir caminhos para a discussão de pontos polêmicos como: a) comportamentos da vítima apontados como “irracionais” ou “incompreensíveis”; b) decisões antigas sobre escolhas tecnológicas; c) práticas adotadas na produção que introduziram perigos e riscos à saúde dos trabalhadores.

3° - Elaborar resumo sobre a situação analisada no artigo.

O artigo critica a análise tradicional de acidentes, apresentando um caso de acidente do trabalho com máquina injetora em empresa que culpava a vítima e deixava intocada a situação de trabalho, com perigo e riscos evidentes. Com a ajuda de conceitos como análise

Relacionados