kjiii

277 palavras 2 páginas
Genética é o pesadelo para muitos estudantes. Para detonar, é preciso ter bem fixado alguns temas básicos. Por exemplo: você sabe a diferença entre genes e alelos? Então, vamos te ajudar neste primeiro passo no mundo da genética!
Como você já deve saber, dentro do núcleo das nossas células existe uma molécula que serve de instrução para inúmeras características. A molécula é o DNA, com seus quatro nucleotídeos (Adenina, Guanina, Citosina e Timina), formando sequências que serão convertidas em proteínas responsáveis por todos os processos biológicos do organismo.
Estas sequências são os genes. Os genes são a divisão dos cromossomos em partes que determinarão qual é a proteína a ser produzida, isto se chama de lócus. Todos os genes estão presentes no mesmo local, lócus, nos cromossomos homólogos dos organismos diploides.
O conjunto de genes é o que define cada espécie. São os genes que informam as características mais abrangentes de um grupo de ser vivo. O ser humano, por exemplo, tem por volta de 27.000 genes.
"Tá, Jubi! Acho que entendi o que são genes... Mas e os alelos que aparecem em várias questões?" Bom, se você já entendeu o que são os genes, podemos passar para o próximo passo. Os alelos!
Como disse ali em cima, os genes são algo mais amplo, eles correspondem ao tamanho que ocupam dentro de um cromossomo (lócus) e determinam o que é uma espécie, geralmente. Já os alelos são aquelas diferenças sutis dentro do gene. Uma sequência de um mesmo gene não é sempre igual. Existem variações que não impedem a vida de um organismo. A isto chamamos de alelos. São as variações das sequências de um mesmo

Relacionados

  • Professor
    108958 palavras | 436 páginas