kjhkjhkjh

8734 palavras 35 páginas
Referência bibliográfica:
TOGNETTA, Luciene Regina Paulino (2005). Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos. In: Pontes, Aldo; De Lima, V. S.:
Construindo saberes em educação. Porto Alegre: Editora Zouk.

Violência na escola: os sinais de bullying e o olhar necessário aos sentimentos Luciene Regina Paulino Tognetta
LPG/FE/Unicamp
GEDEM/UNESP

“Todas as crianças levam um sinal:
Quero ser importante agora.
Muitos de nossos problemas com delinqüentes juvenis acontecem porque ninguém lê esse sinal”.
Dan Pursuit

Cenas de um cotidiano escolar: a violência entre meninos e meninas tem nos estarrecido a cada dia. Tal experiência nos faz compreender a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre a natureza humana, para então, pensar em propostas que nos auxiliem nas transformações das relações de violência explícita, as quais nossos meninos e meninas têm sido foco. Um fenômeno, nem velho, nem novo, dentre as formas de violência física e moral, tem se tornado comum nesse cotidiano já indigesto; uma forma de violência muitas vezes não explícita que nos faz refletir sobre uma peculiaridade: trata-se de um problema entre as relações interpessoais, mas cujas intenções ou causas são de ordem intrapessoal.
É, portanto, para nós um prazer refletir sobre um tema tão árduo, tão difícil, porém, de uma profundidade enorme, porque trata exatamente de algo que nos é normal, de que nos é cotidiano: falar de bullying é enfocar nossa condição humana. Somente nesse sentido é que consideramos prazeroso tratar daquilo que nos pertence, daquilo que é de fato verdadeiramente humano, ou seja, as nossas relações conosco mesmo e com os outros.
Entendamos

bullying

como

uma

forma

de

violência

cujas

particularidades veremos em breve. É um termo atual que necessita ser tratado em sua especificidade, como prioridade para que não se torne apenas “moda”

1

e não seja passageiro entre nós já que

Relacionados

  • Manual Monografia
    5475 palavras | 22 páginas
  • Manual para elaboração e normatização de trabalhos acadêmicos
    16898 palavras | 68 páginas