kjbiuopço

2354 palavras 10 páginas
A vida de Jigoro Kano

Jigoro Kano nasce a 28 de Outubro de 1860 em Mikage, perto da cidade de Kobe, no Japão.
Filho dum intendente naval do porto de Hyogo, foi para Tóquio em 1870 após a morte da mãe, no ano da proibição do porte de espada para os samurais.

Ao mesmo tempo que estudava numa escola de Confúcio, aprendia Inglês na Mitsukuri Shuhei.
Com grande habilidade para línguas e intelectualmente bastante dotado, estudava com alunos mais velhos e maiores do que ele, pelo que cedo sentiu a necessidade de encontrar uma forma de se defender.

Com 14 anos (de acordo com a tradição japonesa seria aos 15) entrou para a Escola de Línguas Estrangeiras que fazia parte do Kasei Gakko. Aí torna-se um dos primeiros japoneses a praticar basebol, introduzido um ano antes por dois professores americanos.
Aos 16 anos decide praticar ginástica, remo e basebol.
Em 1877, com 17 anos, entra no curso de Letras da Universidade Imperial de Tóquio. Jigoro Kano era um jovem magro e de pequena estatura, pesava pouco mais de 45 Kg e tinha 1,50 de altura, mas tinha um espírito vigoroso e combativo.

Na convivência entre estudantes era frequentemente alvo de chacota, situação que o perturbava bastante. No entanto, a sua morfologia não lhe permitia impor-se pela força, razão pela qual decide fortalecer o corpo através do ju-jitsu, que era conhecido por permitir que um indivíduo pouco robusto conseguisse vencer um adversário mais forte. Porém, em Tóquio era difícil encontrar uma escola onde pudesse aprender ju-jitsu, porque a Kobusho, escola das artes marciais tinha desaparecido com a restauração Meiji.

Após meses de pesquisa paciente, finalmente encontrou um antigo mestre da Kobusho, Hachinosuke Fukuda, com quem começa, ainda em 1877, a praticar na sua escola, do estilo Tenjin-Shinyo-Ryu “Escola do Coração de Salgueiro”, que já não tinha alunos.

Em 1879, após a morte de Fukuda com 82 anos de idade, toma conta da escola e continua a estudar com o mestre de Fukuda,

Relacionados