Kiko farkas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kamila Armond
Marina Giudice
Rafael Luz

Design no Brasil.
Kiko Farkas

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
São Paulo - 2012

Sumário
Introdução
Biografia e Currículo
Referencias
Trabalhos
Cartazes
Posters
Capas
Atuação no mercado
Bibliografia

Introdução
Temos como objetivo, nesse trabalho, apresentar um pouco mais sobre o designer Kiko Farkas e sua vidaprofissional. Kiko foi e ainda é uma das principais referencias de design no Brasil. Conhecido internacionalmente, Kiko fundou o Estúdio Maquina e seus trabalhos, referenciais, tendências e atuações no mercado poderão ser vistos nas próximas páginas.

Biografia e Currículo
Kiko Farkas, nasceu em 1957, é designer gráfico, conhecido internacionalmente por vários trabalhos, entre eles a criação de capasde livros e a série Cartazes Musicais (300 cartazes produzidos entre 2003 e 2007 para concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP) e formou-se na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1982. Já trabalhou na imprensa escrita como diretor de arte e editor. Em 1987 abriu, em São Paulo, a Máquina Estúdio, realizando trabalhos  nas áreas editoriais e culturais, como produçãode cartazes, catálogos de arte, ilustração e livros, onde trabalha até hoje. 

Em 2005 o estúdio venceu o concurso para a criação da Marca Brasil, programa de identidade corporativa para o setor de turismo, que foi também usada como sinal de procedência para produtos exportados. Em 2006, a convite do Ministério da Cultura, Kiko Farkas foi co-curador e responsável pela criação do pavilhãobrasileiro na feira DesignMai no programa Copa da Cultura, em Berlim.

Kiko Farkas é membro da Alliance Graphique Internationale (AGI) e foi um dos fundadores da Associação de Designers Gráficos (ADG Brasil). Entre os prêmios recebidos estão três Jabutis da Câmara Brasileira do Livro (1995, 1997 e 2007) e o Prêmio Aloísio Magalhães da Biblioteca Nacional (2008).

Referencias
Kiko Farkas é umdesigner que ultiliza um estilo muito pessoal. Em uma entrevista para uma revista chinesa, disseram que em seu trabalho, as cores são wide (abrangentes) e wild (violentas). Kiko mistura cores sem muita lógica, e não está muito preocupado com isso, nem se é artista ou designer, apenas vai fazendo.

Se identifica muito com o designer gráfico Milton Glaser, que, como diz Kiko, parece que tira umcoelho diferente da cartola. Um trabalho era tipográfico, no outro utilizava pastel, ou era fotográfico, ou infantil. O que encanta Kiko são os 1001 estilos de Milton.

Ele afirma que no Brasil, o design é uma expressão totalmente elitista, e sabe que seu trabalho só pode ser absorvido por uma elite, e diz que se ele quisesse ser um artista mais popular, faria música, pois ela tem uma raiz, épraticada por 80%
da população, possui influência externa, mas existe uma raiz brasileira, com muitas tradições e misturas.

Quando Kiko produziu os trabalhos da OSESP, teve apenas duas semanas para fazer o programa de concertos. Em sua primeira reunião, o maestro John Neschling olhou seus trabalhos e disse que não era aquilo que ele estava procurando, e que queria que Kiko enlouquecesse,criasse algo mais moderno. Foi assim que ele teve a idéia de fazer os cartazes para transmitir essa imagem. Em um de seus cartazes para o concerto de piano, ele colcou duas mãos fazendo música, e não tocando as teclas do piano, transmitindo as músicas que saem das mãos. Em outro cartaz, ele mostra um bando de pássaros, dizendo que a orquestra poderia ser representada dessa forma, feita de elementosvivos e cada um com sua personalidade. Já em outro cartaz, Kiko apresenta borboletas, e diz que em seu sítio, quando chega a noite, várias borboletas grudam em sua janela de vidro, e isso
serviu como inspiração para o designer.

E ele também divulga sua empresa no Facebook, e coloca a seguinte frase para descrever seus trabalhos: "A principal característica deste estúdio é a capacidade de...
tracking img