kijijijijj

364 palavras 2 páginas
Tecnologia:

Uma questão de mentalidade

Não é de hoje que este tema causa polêmicas devido a discursos diversos que mostram a tecnologia ora como vilã, que causa mais males a uma sociedadeque já os tem de sobra, ora como maravilha criada a fim de nos ajudar na resolução e facilitação de muitos problemas. O fato é que nos dias de hoje, onde tudo é informatizado, dizer adeus a estafacilidade de acesso a informações e comunicação, que as últimas gerações conhecem desde cedo, seria uma atitude drástica e difícil a uma sociedade que se acostumou com a comodidade do digital.Claro, assim como os avanços tecnológicos no passado fizeram a destruição de Hiroxima e Nagasáqui, muitas das novas “invenções” criam problemas como vírus resistentes e poluição excessiva, além demuitas vezes irem contra a ética e valores humanos, tudo “em prol da ciência”. Nas palavras de Floriani, sociólogo, “A cada nova conquista originada pelo avanço tecnológico, surge uma gama de novosproblemas. Longe estão os homens, ainda, de chegar ao País das Maravilhas”. Assim é o caso do desemprego tecnológico, onde o homem é substituído pela máquina, principalmente em trabalhos braçais, e damanipulação de material genético, a fim de combater bactérias e vírus que, vez por outra, acabam apenas ficando mais resistentes, o que, provavelmente, tenha-nos dado o vírus da AIDS.

Hoje em dia,o fator que mais chama a atenção, entretanto, é a poluição e convívio nada harmonioso com nosso ecossistema, que todo o dia luta para se defender de uma raça que faz tanto para ajuda-lo, mas sem,contudo, conseguir deter o consumo desenfreado que ameaça cada vez mais destrui-lo.

Não podemos dizer, porém, que são somente males que provém da tecnologia. A internet e o acesso a meios decomunicação, que vêm ficando cada vez mais populares, nos permite armazenar e transmitir informações que algum tempo atrás levariam meses para chegar ao seu destino. O uso da automatização de processos... [continua]
Ler trabalho

Relacionados