Kiamotors

1997 palavras 8 páginas
Uma Breve Biografia (Richard)
Karl Marx Biografia
Karl Marx nasceu em 05/05/1818, morreu em Londres, em conseqüência de uma bronquite e de problemas respiratórios em 14/03/1883, aos 64 anos de idade.
Foi um economista e filósofo alemão, conhecido por ter elaborado a idéia do materialismo histórico e a teoria da luta de classe e criador da doutrina comunista. Sua teoria tem influência na sociologia, política, economia, psicologia e direito.
Marx estudou Direto na Universidade de Bonn. Filho de um advogado, tentou seguir a carreira do pai. Envolveu-se com movimentos políticos revolucionários, o que fez com que elaborasse, a partir dessa experiência, sua teoria.
Por conta do caráter radical de suas idéias, viveu privações e dificuldades em fixar lugar de moradia.
Marx começou a sua carreira de jornalista no jornal Rheinische Zeitung, jornal alemão, porém, o governo alemão proibiu suas publicações.
Em Paris conhece o seu amigo Friederich Engels, colaborador das ideias que iria conceber. Depois, faz parte de uma sociedade secreta, mas é expulso da cidade. Marx publicou em 1848 o Manifesto Comunista, onde já esboça suas principais idéias com a luta de classes e o materialismo histórico.
Depois de vários exílios, finalmente se instala em Londres, onde passa por muitas dificuldades e vive praticamente de favores e ajuda de Engels, lançando o livro O Capital.
Os pressupostos básicos da teoria de Karl Marx vieram de Hegel, outro filósofo alemão. Embora criticando o idealismo hegeliano, fez uso de sua dialética para elaborar o materialismo histórico. Esta teoria prega a idéia de que as relações de produção econômicas são determinantes nas instâncias políticas, culturais e sociais. Segundo Marx, era o conjunto das relações produtivas (infra estrutura) que governava o mundo na construção das idéias (super estrutura). Outro filósofo que influenciou Marx foi Ludwig Feuerbach, mas distanciou-se deste por achar que o homem deveria ser olhado de uma perspectiva menos

Relacionados

  • PROJETO COPINHA
    3401 palavras | 14 páginas