khug

6273 palavras 26 páginas
PORTUGAL

Alunas:
Gabriela Cristina Pinto Ribeiro
Natacha da Silva Gomes

Colégio Tecnológico Delfim Moreira
Santa Rita Do Sapucaí
Junho/2014
História de Portugal
Até a idade média, a história de Portugal era inseparável da de Espanha. O que hoje conhecemos como Portugal passou a fazer parte da província romana de Lusitânia no século II a.C. No século V o controle da região passou a ser dos visigodos e, no século VIII foi ocupado pelos muçulmanos. No ano de 997, o território entre os rios Douro e Minho (atual Portugal setentrional) foi reconquistado dos árabes por Bermudo II, rei de Leão e, em 1064, Fernando I, rei de Castelha e Leão, levou à reconquista do que hoje conhecemos como Coimbra. Os distritos reconquistados se organizaram como condados feudais submetidos ao reino de Castelha e Leão. O nome Portugal deriva do feudo mais setentrional, o comitatus Portaculenis, que se estendia ao redor do antigo porto romano de Portus Cale, atual Porto.
Em 1903, Enrique de Borgonha (falecido em 1112) ajudou Castilha em seu trabalho de reconquista. Em gratidão a isto, Afonso VI de Castilha nomeou Henrique conde de Portugal. Quando Afonso VI morreu (em 1109), o conde Henrique (e mais tarde sua viúva, Teresa) se negaram a manter sua dependência de Castilha e Leão. Invadiu Leão e começaram uma série de guerras peninsulares. Em 1128, seu filho, Afonso Enriques (futuro Afonso I, rei de Portugal), rebelou-se contra sua mãe. Os cavaleiros portugueses aceitaram Afonso I como rei de Portugal em 1143. Em 1179, o papa reconheceu a independência de Portugal.
No início do século XV, sob o pretexto de evangelizar, Portugal começou a enviar uma série de expedições à África e a América (São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Brasil, etc.), estabelecendo colônias e obtendo muitas riquezas para o nascente império português. O império português foi o primeiro e mais duradouro dos impérios coloniais (1415 – 1999).
No dia 1º de dezembro de 1807, Napoleão invadiu

Relacionados

  • ciencia no livro de jó
    3478 palavras | 14 páginas
  • Dicionário Élfico
    7465 palavras | 30 páginas
  • Energia
    9254 palavras | 38 páginas
  • automaçao em temperatura ,umidade
    66491 palavras | 266 páginas