kghjikbn

437 palavras 2 páginas
Influência da guerra fria anos 70

Nos anos 70, com a assimilação da contracultura, a cultura jovem se dividiu e se sofisticou com o rock progressivo, o heavy metal e a discothèque. Reagindo a essa tendência, surgiu o movimento punk, vinculado à juventude proletária das grandes cidades, que iria reciclar o rock, tocando-o de forma menos sofisticada. Os punks organizaram seus grupos musicais que eram contra o sistema industrial, vinculando-se a gravadoras independentes.
Como reflexo da onda hippie dos anos 60, o movimento de contracultura no Brasil surgiu na década de 70, em um momento de intensa repressão pela ditadura militar. Era um movimento híbrido de contestação que misturava elementos da contracultura hippie com a cultura popular brasileira. Esse movimento era denominado de “cultura marginal” e foi difundida através de publicações alternativas com Pasquim, Bondinho, Rolling Stone entre outras.
Na área cinematográfica, iniciou-se a produção de um cinema “marginal” que procurava revolucionar a linguagem através de um discurso fragmentado incorporando elementos de kich e absurdos.

A Influência da Música na Ditadura Militar Brasileira
A influência da Música na Ditadura Militar Brasileira

A música sempre foi uma maneira de expressão dos sentimentos ao longo da história humana. Através dela, pessoas uniram-se, professaram e divulgaram suas concepções ideológicas e anseios.
Cantar e tocar têm o poder de despertar sentimentos contraditórios, porém comoventes que provoca a vontade de experimentar, sentir e viver. E foi através dessa força que a música tem que uma nova era na história da música começou e penetrou na vida das pessoas através de cantores e escritores, bem como de estilos de canto, de modo a protestar contra o regime militar e a repressão política, evidenciando a insatisfação inicialmente da juventude politizada e depois da sociedade mobilizada por essa

Relacionados