Keynesianos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como vimos o liberalismo foi durante muito tempo o principal sistema politico financeiro, acreditava-se que este era capaz de fazer a economia andar de uma forma natural e que por ele mesmo esta semanteria estavel e em ordem, porém com a grande crise de 1929 ficou notável que este sistema não era capaz de cumprir aquilo que se esperava.
Desde então com as idéias propostas por John MaynardKeynes a então chamada teoria Keynesiana foi evoluindo e ganhando espaço, uma vez que essa objetivava, atraves da redução do desemprego, uma estabilidade na economia como um todo, contando com aintervenção do estado quando necessário. Obviamente a teoria Keynesiana é muito mais complexa do que simplesmente reduzir o nivel de desemprego para desta forma tudo "se ajeitar".
Tambem podemos dizer que éum tanto quanto ilógico não apoiar tal teoria, uma vez que isto representaria simplesmente abrir mão de uma importante ferramenta que pode ajudar tanto livrando um país de crises, quanto quando nosmomentos corretos alavancando as suas respectivas economias.
Assim como aconteceu na crise imobiliaria de 2008, com inicio nos Estados Unidos. Se não fosse uma intervenção do estado Brasileiro em suapropria economia, a crise imobiliaria, teria afetado o Brasil em proporções muito maiores do que as de fato ocorridas. Se não fosse pela politica fiscal expansionista adotada na época, os efeitos dacrise, como: menos investimento, resseção, consequentemente desemprego e etc, poderiam ter sido muito mais cruéis.
Outro ponto que não podemos esquecer é que não devemos nos deixar levar pela idéiade que Keynes era a favor da estatização da economia e nem de promover uma corrida entre o mercado e o estado, mas na verdade de que o estado deve agir nos setores onde a iniciativa privada nãoalcança, um complementando o outro para que assim a economia evolua contando com o emprego das pessoas o que gera maior consumo e consequentemente maior investimento e assim prospera aquecendo a...
tracking img