Keynes e a crise de 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (370 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CRISE DE 1930 E O KENYSIANISMO
* A Revolução Kenysiana,foi promovida pelo notável economista John Maynard Keynes, nos anos da Grande Depressão, quando a doutrina clássica já não mais seadaptava á realidade econômica da época.
* Após 1930, a Inglaterra – como quase todos os países do mundo ocidental - mergulhou em grande depressão e o desemprego tornara-se uma praga permanente.
* Em1935, Keynes manifestava inteira confiança em suas próprias ideias e escreveu um livro sobre Teoria da Economia que foi publicado em fevereiro de 1936. A General Theory promoveu o que hoje sedenomina de Revolução Kenysiana.
* De partida, Keynes procurou então estudar os
determinantes do nível do emprego e da renda Nacional e verificou que o estado deveria participar da atividade econômica,procurando compensar o declínio dos investimentos privados nos períodos depressivos das crises econômicas.
* No inicio da década de 1930, a única explicação disponível para as altas taxas dedesemprego era a rigidez dos salários reais. Notava-se que cada vez que as empresas tentavam cortar os salários nominais, os funcionários reagiam com greves e protestos.
* Keynes encontrou umaexplicação: numa época de desemprego, os trabalhadores aceitariam cortes reais de salários, desde que aplicados á todos. O que não aceitariam seria a redução de seu salário em relação aos demaistrabalhadores.
* Quando Keynes fala de economia monetária, mostra que o dinheiro tem 3 funções:

1. Meio de troca
2.Unidade de conta
3. Reserva de valor

Porém a mais importante para aeconomia monetária segundo Keynes é a reserva devalor, - ou seja, poupança, aplicações monetárias, etc. - pois a mesma possibilita a valorização do dinheiro, mas sem, contudo, esquecer-se do incentivo aoinvestimento.
Essa valorização de dinheiro é o que vai possibilitar a capacitação de recursos para que se tenha capital para ser emprestado ao investidor. O investidor ao receber o empréstimo,...
tracking img