Kevin lynch - o metodo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DARQ-UFRN // PPUR
-------------------------------------------------
Fichamento Imagem da Cidade
-------------------------------------------------

O texto de Linch vem a nos mostrar aimportância da imagem da cidade, de como ela própria é construída através de percepções únicas de cada morador. Primeiramente ele começa definindo os cinco principais elementos da imagem urbana. Estes são:
-Vias: são ruas, avenidas, canais de ligações, a veia de circulação da urbe.
- Limites: podem ser paredes, equipamentos urbanos, córregos, etc. Tudo que caracteriza uma fronteira entre duas partes.
-Bairros: regiões de médio e grande porte, onde é possível que o observador penetre mentalmente e reconheça algo de comum e identificável. Em suma maioria os cidadãos estruturam a cidade em bairros,exatamente para facilitar sua compreensão e situação no espaço.
- Cruzamentos: são os pontos estratégicos de cruzamento, de troca de estruturas, que vem a constituir intensivos focos para os quais e dosquais o observador se desloca. Entretanto podem ser também ruelas ou esquinas, algo que dê identidade de ligação, troca ou resumo de um local.
-Pontos Marcantes: são normalmente os “pontos dereferencia” de muitos locais. Fisicamente são os monumentos, lojas, edifícios e equipamentos urbanos de destaque.
É importante ressaltar que uma imagem pode ocasionalmente alterar seu tipo, por exemplo,uma auto-estrada pode ser considerada uma via, artéria de comunicação para uns e um limite para outros, ou seja, o tipo de imagem depende da referência do entrevistado, principalmente da história evivência que ele associa a imagem. Outro fato relevante é que nenhum desses elementos-tipo existe isoladamente na realidade. Os bairros contem cruzamentos na sua estrutura, são demarcados por limites,cruzados por vias e salpicados por elementos marcantes. Os elementos sobrepõem-se e interligam-se constantemente. Toda essa integração é que da forma a Imagem.
Continuando sua dissertação, Kevin...
tracking img