Kesley

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A APO apresenta as seguintes características principais:

* Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e o seu supervisor:
Tanto o executivo quanto o seu superiorparticipam do processo de estabelecimento e fixação de objetivos.
* Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição:
Basicamente, a APO está fundamentada noestabelecimento de objetivos por posições de gerência. Os objetivos, em alto nível, podem ser denominados objetivos, metas, alvos ou finalidades, porém, a idéia básica é a mesma: determinar os resultadosque um gerente em determinado cargo deverá alcançar
* Interligação dos objetivos departamentais:
Sempre existe alguma forma de correlacionar os objetivos dos vários órgãos ou gerentesenvolvidos, mesmo que nem todos os objetivos estejam apoiados nos mesmo princípios básicos.
* Elaboração de planos táticos e de planos operacionais com ênfase na mensuração e controle:A partir dos objetivos departamentais traçados, o executivo e o seu superior (ou somente o executivo que posteriormente obtém a aprovação de seu superior) elaboram os Planos Táticos adequadospara alcançá-los da melhor maneira.
* Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos:
Praticamente, todos os sistemas de APO possuem alguma forma de avaliação e de revisão regulardo processo efetuado, por meio dos objetivos já alcançados e dos objetivos a serem alcançados, permitindo que algumas providências sejam tomadas e novas objetivos fixados para o período seguinte.* Participação atuante da chefia.
Há grande participação do superior. A maior parte dos sistemas de APO envolve mais o superior do que o subordinado. Há casos em que o superiorestabelece os objetivos, mensura-os e avalia o progresso. Esse progresso frequentemente usado é muito mais controle por objetivos do que Administração por Objetivos.
* Apoio intensivo do...
tracking img