Kernel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Kernel
O computador é dividido em duas camadas: hardware e software. O kernel é responsável pela interação entre essas camadas.
Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.
É ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo comque haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.

System Calls

É o mecanismo usado pelo programa para requisitar um serviço do sistema operacional ou mais especificamente, do núcleo do sistema operacional.
Subsistema de Entrada e Saída do Kernel

A diversidade de tipos de dispositivos de entrada e saída, exigiu que o Sistema Operacionalimplementasse uma camada chamada Subsistema de E/S. Com isso, foi isolada a complexidade que cada dispositivo tinha em relação a chamada de sistema de arquivos através da aplicação, possibilitando ao sistema se tornar mais flexível.

A principal função de um Subsistema de E/S é tornar transparente para o processador os detalhes de cada operação e controle dos dispositivosperiféricos.


É divididoem duas camadas:

Software: Visualiza todos os dispositivos de forma única.
Hardware: Especifico para cada dispositivo, inserido no sistema operacional.

System Calls de E/S

As operações de entrada e saída são realizadas através do System Calls, seu objetivo principal é simplificar a interface entre as aplicações e os dispositivos.

Tipos de Operações de E/S

Operação Síncrona: Quandoo processo que realizou a operação fica aguardando em estado de espera por seu término.
Operação Assíncrona: Quando o processo que realizou a operação não aguarda pelo seu término e continua pronto para ser executado. Neste caso deve existir uma sinalização que indique que a operação foi terminada.

Device Driver

O device driver ou simplesmente driver é um software que faz o sistemaoperacional reconhecer periféricos do computador, exemplo web can, placa de som, joystick, monitor etc.
Vejamos um exemplo prático: quando se conecta uma impressora a um computador, esta impressora requer a instalação do "driver" (que é instalado a partir de um CD ou de um disquete que vem junto com o equipamento), sem o qual ela não conseguirá fazer a interface com o Computador. O "driver" é oelemento que faz esse comando. É, literalmente, o dirigente.
Foi a solução encontrada para que os Sistemas Operacionais sejam compatíveis com diferentes tipos de equipamentos. Cada impressora, por exemplo, tem suas peculiaridades de hardware, logo se torna inviável que o Sistema Operacional tenha conhecimento sobre todos os equipamentos disponíveis. O Sistema Operacional disponibiliza bibliotecas deprogramação, para que o fabricante possa criar uma interface entre seu equipamento e o software.
Controladores

O Sistema Operacionalse comunica com os dispositivos através de controladores, o controlador pode ser uma placa independente conectada a um slot do computador ou implementada na mesma placa do processador.

Lista de comandos

Para começar a utilizar a tela de comandos do Linux, vocêdeve se logar o usuário e senha abaixo:
Login: root
Senha: geralmente definida no momento da instalação

man : Manual. Esse comando quebra um galhão, serve para acessar os manuais do comandos. Se você tiver dúvida sobre a sintaxe ou as opções de um comando qualquer basta digitar "man comando" como por exemplo "manls". ele vai abrir um arquivo de texto com todos os detalhes sobre o comando.Para sair, pressione "q".

cd : Serve para acessar os diretórios, como no DOS. "cd /" volta ao diretório Raiz, e "cd .." sobe um diretório. Para abrir o diretório "/proc" por exemplo, digite "cd /proc".

ls : Listar. Corresponde ao DIR do DOS. O "ls l more" quebra a lista em páginas, serve para pausar a listagem, para que você consiga ler tudo. "ls -a" mostra também arquivos ocultos (que no...
tracking img