Kepler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1165 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Johannes Kepler

Nicolau Copérnico
Colégio Municipal de 1º Grau Luiz Braga
Professor: Manuel
Aluno (os): Ronaldo, Erico, Magnólia, Keila e Eliandra
Serie: 3º Formação Geral
Disciplina: Física
Turno: Noturno
Turma: Única
Data: 23/09/2011
Tema:

Nicolau Copérnico
Johannes Kepler

Trabalho
De
Física
Trabalho
De
Física

Copérnico
Nicolau Copérnico foi um importante matemáticoe astrônomo polonês. Pode ser chamado de “pai” da astronomia moderna, pois foi ele quem, através de seus estudos e cálculos, percebeu e defendeu a tese de que a Terra, assim como os demais planetas, gira em torno do Sol, em uma teoria chamada de Heliocentrismo. Foi Copérnico quem deduziu, também, que a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Até então, acreditava-se que a Terra era o centro doUniverso, segundo teoria do grego Ptolomeu.
Copérnico nasceu em 19 de fevereiro de 1473 na cidade de Torun, na Polônia. Aos 11 anos ficou orfão de pai, e foi então morar com seu tio Lukasz Watzenrode.
Em 1491, dá inicio ao Curso de Medicina na Universidade de Cracóvia (Polônia). Na Universidade de Bolonha, na Itália, Nicolau cursa Direito Canônico, a partir de 1497, mesma época em que aprofundaseus estudos sobre a matemática, a filosofia e a astronomia.
Em sua volta à Polônia, no ano de 1501, Copérnico ordenou-se padre e assumiu o cargo de cônego da Catedral de Frauenburg, mas por pouco tempo, pois sua inquietude intelectual o levou de volta a Itália, onde frequentou diversas universidades.
Paralelamente a suas atribuições de cônego, Copérnico exerce a medicina e continua com seusestudos em diversas disciplinas, com maior ênfase a astrônomia. Para observar os astros, inventou alguns instrumentos. A partir de 1513, desenvolve a teoria matemática que lhe permitiu realizar calcúlos matemáticos baseados no sistema heliocêntrico.
Nicolau Copérnico, médico e astrônomo polonês, revolucionou as idéias sobre a posição da Terra no Universo. apresentou a teoria Heliocentrista, quecolocava o Sol no centro do universo, e demonstrava que a Terra completa uma volta em torno de seu próprio eixo a cada 24 horas e uma órbita em volta do Sol no período de um ano. A teoria oficial da época, patrocinada pela Igreja Católica, o Geocentrismo, dizia que o Universo girava em torno da Terra. Copérnico também estabeleceu métodos para calcular o tamanho do Sistema Solar e os movimentos dosplanetas. Suas idéias só seriam comprovadas e aceitas pela ciência, porém, mais de um século depois.
Após a morte de seu pai Nicolau ficou sob a tutela de seu tio, que o enviou inicialmente para estudar no Colégio de Thorn. Mais tarde foi para a Universidade de Cracóvia. Estudou em vários lugares, principalmente na Itália. Em Cracóvia estudou desenho e matemática. Mais tarde voltou para a Itália, em1496, onde ficou por dez anos, para estudar astronomia, medicina e direito canônico.

Em 1512 começou a trabalhar no Heliocentrismo, em oposição total ao Geocentrismo apoiado pela Igreja Católica. O trabalho foi terminado em 1530, mas somente foi publicado em 1543, ano da sua morte, provavelmente por medo da Inquisição. Um pouco antes de morrer, recebeu uma cópia de seu trabalho, que foiproibido pela Igreja Católica. A proibição só foi retirada em 1835.
As teorias de Copérnico se complicaram desnecessariamente com a tentativa de explicar as irregularidades dos epiciclos ptolomaicos. Por esse motivo, o sistema copernicano só ganhou coerência irrefutável depois que Kepler demonstrou a forma elíptica das órbitas e Galileu comprovou esse fato com observações telescópicas.

JohannesKepler
O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630) foi brilhante em sua área de atuação. Nascido em Weil der Stadt, ele estudou teologia na Universidade de Tübingen. Depois, passou para o campo da matemática e tornou-se professor em 1593. Como parte de suas tarefas na universidade, Kepler escreveu um calendário anual e um almanaque, usando o sistema planetário heliocêntrico para facilitar os...
tracking img