Kdcj

436 palavras 2 páginas
FÍSICA EXPERIMENTAL II
RELATÓRIO – PRÁTICA 7

ALUNO:
MATRÍCULA:
HORÁRIO:
PROF.:
Introdução
Algumas lendas dizem que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo fica mais leve quando esta imerso na água devido a uma força verticalmente para cima que o líquido exerce sobre este corpo. Essa força que o líquido exerce no corpo é chamada de empuxo.
O princípio de Arquimedes diz que:
Todo corpo imerso em um fluido sofre ação de uma força (empuxo) verticalmente para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.
Sendo Vf o volume do fluido deslocado, então a massa do fluido deslocado é:
Mf = df. Vf
Sabendo que o módulo do empuxo é igual ao módulo do peso:
E = P = m . g
Assim temos que o empuxo é:
E = df. Vf . g
O fluido deslocado é o volume do fluido que caberia dentro da parte imersa no fluido, estando ele totalmente ou parcialmente imerso, como mostra figura abaixo:

Arquimedes formulou o seu princípio para a água, mas ele funciona para qualquer fluido, até mesmo para o ar.
Quando um corpo mais denso que o líquido está totalmente imerso, percebemos que o seu peso é aparentemente menor do que no ar. Este peso aparente é a diferença entre o peso real e o empuxo.
Paparente = Preal – E
A densidade de um corpo é dada pelo coeficiente entre a massa do objeto e seu volume. ρ=mV Arquimedes descobriu que cada substancia tem sua própria densidade quando fazia uma tarefa para o rei, que lhe pediu para se certificar de que o ferreiro atarefado com a produção de sua coroa estivesse utilizando todo o ouro dado por ele. Para chegar a tal conclusão, imergiu a mesma massa de ouro dada pelo rei e a coroa em água. Caso os volumes de água que subissem fossem diferentes, o ferreiro haveria trocado uma parcela do ouro por outro material qualquer, pois apesar das massas se equivalerem, os volumes seriam diferentes.

Folha de Medições: Ensaio 1: P1: 1,4N (Granito seco) P2: 0,38N (Concreto seco) P1`: 1,46N (Granito

Relacionados