kcjsldss

4795 palavras 20 páginas
3.2. Análise Econômica da Energia
3.2.1. Conceitos Iniciais
3.2.1.1. Custo de Oportunidade e Custo do Capital
O Custo de Oportunidade pode ser definido como o que se deixa de ganhar por não se poder fazer o investimento correspondente àquela oportunidade. O custo de oportunidade depende das oportunidades existentes sendo que essas oportunidades podem ser diferentes de um indivíduo para outro. Por exemplo, se um banco pagar 20% ao ano de juros significa que ao se optar por não aplicar o dinheiro no banco, o seu custo de oportunidade será de 20%.
O Custo do Capital pode ser definido como o preço que a empresa paga pelos fundos obtidos junto às suas fontes de capital. Outra forma de se definir é como sendo a taxa mínima que os projetos de investimentos devem oferecer como retorno.
3.2.1.2. Taxa de Desconto, Valor Presente, Valor Futuro, FRC
A Taxa de Desconto se refere à taxa de juros ou ao custo de oportunidade, não cabendo aqui fazer uma distinção conceitual entre esses dois termos.
A taxa de desconto é importante na avaliação de determinadas opções pois permite comparará-las quantitativamente quando envolve valores gastos ou economizados em diferentes datas.
Frequentemente, nas avaliações energéticas, é utilizado uma taxa de desconto de 10% ao ano.
Quando há inflação deve-se utilizar uma taxa de desconto combinada j que leva em consideração a taxa de inflação f e a taxa de desconto real i. A equação é dada por:

(1 + j ) = (1 + i ) * (1 + f )
Seja uma quantia Va aplicada a uma taxa de desconto i num determinado período. Ao final do período ter-se-á um valor VF dado por:

V F = V A * (1 + i )
O valor VA é chamado de Valor Presente ou atual e o valor VF é chamado de Valor Futuro.
Outro conceito utilizado também é o Fator de Recuperação de Capital ( FRC ) , que é mostrado abaixo: Dado uma receita Vf , ao final de N períodos e a uma taxa de desconto i por período, então o valor atual Va dessa receita na data zero será dado por:

V A = V F

Relacionados