Kazuyo sejima e ryue nishizawa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (673 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Kazuyo Sejima

Kazuyo Sejima nasceu em Ibaraki no Japão em 1956. Formou-se pela Japan Women’s University em 1981. Começou a trabalhar no escritório de Toyo Ito, em Tóquio. Em 1987 montou oescritório Kazuyo Sejima Architect & Associates. Em 1995 montou a SANAA (Sejima e Nishizawa and Associates) em parceria com Ryue Nishizawa.
Sejima foi a primeira mulher nomeada para ocupar a posição deDiretora do Setor de Arquitetura de Bienal de Veneza, para o qual ela curou a 12ª Exposição Internacional de Arquitetura, realizada em 2010.
Sejima também leciona como professora visitante naUniversidade de Arte de Tama e na Universidade de Keio, em Tóquio. Juntamente com Nishizawa, de 2005 a 2008, ela ocupou a Cátedra Jean Labatut na Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton, em NewJersey nos Estados Unidos, onde ela também atuou no conselho consultivo por vários anos.

Ryue Nishizawa
Ryue Nishizawa nasceu em 1966 em Kanagawa, ao sul de Tóquio. Graduou-se no Yokohama NationalUniversity com mestrado em Arquitetura em 1990.

SANAA
A SANAA é uma firma de arquitetura localizada em Tóquio. Juntos já receberam vários prêmios, dentre eles o notório premio Pritzer 2010. Possuemprojetos no Japão, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, Países Baixos e nos Estados Unidos. Entre eles, estão o translúcido prédio da Christian Dior em Tóquio, o Pavilhão de Vidro do Museu de Artesde Toledo, em Ohio e o Centro de Aprendizado Rolex do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, em Lausanne.

Trechos de comentários do júri:
”Os edifícios de Sejima e Nishizawa parecem realmentesimples. Os arquitetos têm uma
visão das edificações como um todo, onde a presença física recua e forma uma espécie
de ‘pano de fundo’ para pessoas, objetos, atividades e paisagens. Eles exploramcomo
poucos as propriedades fenomenais do espaço contínuo, da luz, da transparência e da
materialidade, com o objetivo de criar uma síntese sutil. A arquitetura de Sejima e
Nishizawa (…)...
tracking img