Kazimir Severinovich Malevich - uma arquitetura que esbofeteia o betão armado

3046 palavras 13 páginas
1. Introdução
Este ensaio encontra-se dividido em duas partes. A primeira, constituída por uma curta biografia e um estudo das ideias fundamentais que caracterizaram a vida e obra do artista e teórico Kasimir Malevitch, pretende perceber de que forma se aplica a sua teoria desenvolvida no texto “uma arquitetura que esbofeteia o betão armado”. Pretendo também fazer uma breve análise ao movimento que este artista defende.
A segunda parte é composta por uma abordagem crítica relativa à teoria desenvolvida nesse mesmo texto, no qual o autor desenvolve uma análise crítica da arquitetura durante o manifesto de vários movimentos modernistas no séc. XX. Este expressa afincadamente a sua opinião pessoal sobre a abordagem que vários arquitetos vão tendo em reação a estes novos manifestos. Através de textos como estes, Malevitch pretende inquietar antigos e jovens arquitetos, e expor a adequação da arquitetura à época e aos novos materiais que esta oferece, sem a presença de “verrugas do passado”1.
Na sua crítica de arquitetura Kasimir Malevitch fundamenta-se na era vanguardista que a arte por todo o mundo manifestava, sem receios de esquecer ou perder o passado.
Mas como qualquer trabalho crítico parte da dúvida e da pesquisa questiono se será inevitável esquecer e oprimir o passado para que a arte - seja esta demonstrada em qualquer forma, pintura, escultura, arquitetura, literatura, etc. - possa progredir e aceitar os movimentos mais vanguardistas? Não será o presente sempre fruto da aprendizagem do passado e, por consequência, é inevitável o não esquecimento e o exaltamento deste em qualquer obra da atualidade? São estas as questões que me vão guiar no desenvolvimento deste ensaio.
2. Desenvolvimento
2.1 Biografia do arquiteto
Kazimir Severinovich Malevich, artista Russo, nasceu 12 de fevereiro de 1878 em
Kiev, Rússia. Kazimir completou os cinco anos de Escola de Agricultura, em Parjómovka. Autodidata, aprende por si mesmo a pintar as paisagens e os

Relacionados