KATIA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP


MANEJO E RECICLAGEM DE RESÍDUOS
DE CONSTRUÇÃO CIVIL



Eliene M. Alves
Felipe Ferri
João Vitor Romera
Larissa M. Ferreira
Rodrigo A. dos Santos



Análise Comparativa RCC




SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015

Eliene Minarini Alves RA: 20113056
Felipe Ferri RA: 20112887
João Vitor Romera RA: 20131826
Larissa MunizFerreira RA: 20112476
Rodrigo Augusto dos Santos RA: 20151970





Trabalho da Disciplina Manejo e Reciclagem de Resíduos de Construção Civil elaborado pelos alunos do 8º período do curso de Engenharia Civil – Período Noturno do Centro Universitário de Rio Preto – Unirp.




Orientado pela Profª Katia Penteado


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2015
SUMÁRIO

Introdução 5
1 Justificativa8
2 Anexo I - Resultados 11
3 Análise Crítica 12
4 Considerações Finais..........................................................................................................16
Referências 17






















ROTEIRO
1- Estudar o modelo de Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil do CREA e fazer uma análise comparativa com os planos prontos em anexo, considerando:
a-indicação detalhada dos itens;
b- gerenciamento (triagem) em loco ou destinação em área licenciada;
c- presença de anexos;
d- particularidades de cada plano.




















INTRODUÇÃO
Em 23 de dezembro de 2010, a PNRS (Lei nº 12.305/2010) foi regulamentada pelo Decreto Nº 7.404/2010, com as diretrizes para a criação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que será elaborado pela União, sob acoordenação do Ministério do Meio Ambiente e será submetido à consulta pública e terá atualizações a cada 04 anos. 
Os Planos Estaduais de Resíduos Sólidos deverão abranger todo o território da respectiva unidade federativa e os Planos Regionais de Resíduos Sólidos, microrregionais, das regiões metropolitanas ou aglomerações urbanas, deverão garantir a participação de todos os municípios que integram arespectiva área de abrangência.
Já os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos serão atualizados ou revistos concomitantemente com a elaboração dos planos plurianuais municipais e deverão identificar e indicar medidas saneadoras para passivos ambientais de áreas contaminadas e empreendimentos sujeitos à elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos.
O decreto 7404/2010 criouo comitê interministerial da politica nacional de resíduos sólidos e o comitê orientador para implantação dos sistemas de logística reversa tendo a intenção de definir informações complementares ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos, promovendo estudos e propondo medidas de desoneração tributária de produtos recicláveis e a simplificação de procedimentos para o cumprimento de obrigaçõesrelativas a movimentação de produtos e embalagens fabricadas com esses materiais.
No que tange a logística reversa a Lei da PRNS determina em seu art. 33 que são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.
A aduação da Lei PNRS estabeleceu em seu art. 54: “A disposição final ambientalmente adequada de rejeitos quedeverá ser implantada em até 4 anos”. Ou seja, projetando o fim dos lixões.
A gestão integrada dos resíduos da construção civil é apresentada pela resolução CONAMA 307 como instrumento necessário para propiciar os benefícios de ordem econômica, social e ambiental desejados, disciplinando as ações necessárias de modo a minimizar os impactos ambientais, portanto o papel da construção civil na sociedadeindustrial tem sido de transformar o ambiente natural em ambiente construído.
O papel da construção civil, considerando a existência e o bem estar humano, está fortemente vinculado a viabilização dos assentamentos humanos, principalmente urbanos. Neste contexto o conceito de construção sustentável como meio de harmonizar o meio construído e o ambiente natural é afirmativo, sendo considerada...