Kasper hauser na visão de vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Kasper Hauser na visão de Vygotsky

O presente texto tem como objetivo a análise do homem, sua concepção entre natureza ou condição humana, e dos fenômenos psicológicos, ou seja as manifestaçõesmentais relacionadas a tudo que pode ser percebido de forma consciente ou inconsciente através dos sentidos.
Para tal fato será utilizado como pano de fundo o filme "O enigma de Kaspar Hauser”., quenorteara o texto, para exemplificar os conceitos da Teoria do psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934)
Entendendo como a natureza humana a possibilidade de vir a ser humano apenas comocontingências filogenéticas e ontogenéticas. E nesse pressuposto de vir a ser sem a mediação de outro no processo de humanização, ou a condição humana como às formas de vida que o homem impõe a si mesmopara sobreviver., variando de de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o ele é parte.
Kasper, vive em cativeiro sem contato com outros, durante 15 anos, sem constituição de linguagem, sem apercepção de mundo realizado através das relações sociais, sua proximidade com oque se considera de natureza humana, se realiza apenas pela propriedade de ter pai e mãe humanos, é ter um aparatogenético preparado para uma condição de vir a ser humano.
Por isso sua chegada na cidade, sem nenhum hábito de convivência definido, sem um enquadramento especifico, o coloca em uma posição dedesviante, e como tal na época, ele é segregado mais uma vez da sociedade, por não ter um aparato suficiente que se enquadre na categoria humano normal.
A tentativa de colocá-lo em situação de homem érealizado pelas crianças, que ensinam a Kaspar nomear partes dos corpos, as noções de espaço, oferecendo a ele a linguagem como instrumento de construção de pensamento. “Os instrumentos são meios externosutilizados pelos indivíduos para interferir na natureza, mudando-a e, conseqüentemente, provocando mudanças nos mesmos indivíduos”. (Lucci, 2002:140)
Para a teoria de Vygotsky, um dos conceitos...
tracking img