Karol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Renascimento e BarrocoAnálise e Comparação


Botticelli

O Renascimento Italiano em Florença

No final da Idade média, um dos mais importantes centros culturais na Itália era Florença, juntamente com Pisa, Milão e Veneza. O poder estava principalmente concentrado nas mãos de famílias ricas, como os Visconti em Milão e os Médici em Florença. As cidades cresciam e a população se mudava docampo engrossando a massa urbana, fazendo crescer o comércio e a economia.

A patronagem das artes era uma atividade cultural muito comum. Como dito por Giovanni Rucellai, um mercador florentino,“Suporto as artes pois elas servem à glória de Deus, a honra da cidade , e em comemoração a mim mesmo”. A patronagem era sinônimo de status social.

Os Médici eram os líderes da patronagem artística eintelectual, assim como eram líderes no comércio. Cosimo de Médici – o Velho (1389-1464) fundou uma academia voltada ao estudo dos clássicos, especialmente dando ênfase ao trabalho de Platão, atraindo seus seguidores, os neoplatonistas. O Neoplatonismo é caracterizado por uma forte oposição entre o espiritual (idéias) e o carnal (material). Escritores, filósofos e músicos dominavam o círculoneoplatônico, mas também alguns escultores, pintores e arquitetos, os quais mostravam especial interesse no mundo antigo.

Os artistas, antes vistos como simples artesãos, passaram a se considerar mais do que isto, e a sociedade passou a respeitá-los por seu trabalho. Como dito, eles buscavam inspiração no mundo clássico, tomando a escultura e literatura romana com base para seus estudos. Apesar disso,a pintura renascentista continuou predominantemente religiosa. Alguns temas mitológicos, porém, eram também aceitos. Estes eram, na sua maioria, encomendados pelos mecenas para sua coleção pessoal.

O estudo do nu masculino se tornou aceitável, enquanto os nus femininos eram raros até o fim do séc XV. A busca da idealização do corpo humano, se juntava ao desejo de retratar a realidade comprecisão, sendo as figuras idealizadas porém anatomicamente corretas. A definição do espaço era feita por meio de técnicas quase que puramente matemáticas de linhas de perspectiva, planos e elevações.

A Pintura

Os mecenas italianos geralmente comissionavam murais e grandes peças de altar para as igrejas locais, e painéis menores para suas capelas privadas. A decoração do interior das casas eraincomum até a última metade do século XV.

Os artistas experimentavam métodos como a pintura afresco, muito utilizada na decoração de tetos, e a pintura com têmpera, que era muito comum. Os italianos mostravam pouco interesse pela pintura a óleo, e continuaram usando a têmpera para seus trabalhos maiores até as últimas décadas do século XV, quando os venezianos popularizaram o ouso da tinta óleopara manufatura de grandes painéis.

O estilo renascentista, sólido, de formas volumétricas, perspectiva espacial e referências à antiguidade clássica não tomou imediatamente o lugar da estética gótica, mas aos poucos foi predominando e se afirmando com estilo vigente.

Sandro Botticelli
(1445-1510)

Botticelli chegou à pintura por vias indiretas, dedicando-se primeiramente à ourivesaria,profissão muito estimada nos meados do séc XV, e pela qual muitos artistas do Renascimento haviam começado sua formação. Ao longo de seu aprendizado, se distinguiu por um sentido particular das formas decorativas, um traço que é evidente em suas pinturas.

No fim da aprendizagem, mudou de planos, e com dezoito anos de idade, iniciou sua formação de pintor com Fra Filippo Lippi, um dos pintoresmais célebres de Florença, se caracterizava pela aliança formal entre o gótico e o renascimento, e teve forte influência sobre Botticelli, que estudou cinco anos com seu mestre.

Um retratista primoroso, Botticelli freqüentemente incluía em suas pinturas pessoas famosas, patronos e contemporâneos, entre figuras de santos e anjos. Ele trabalhou em Florença e Roma, onde decorou paredes da capela...
tracking img