Karla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 156 (38839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

INTRODUÇÃO À HEMATOLOGIA. ASPECTOS GERAIS. O SANGUE E SUA FORMAÇÃO
O sangue é a porção líquida do meio interno que circula rapidamente dentro de um sistema fechado de vasos denominados sistema circulatório. É constituído por um fluido no qual existem células em suspensão, moléculas e íons dissolvidos em água, apresentando propriedades das soluções coloidais. Uma característica importante dosangue é a constância da sua composição química e propriedades físicas, assegurando condições fixas para o funcionamento das células. Ele é constantemente renovado pela entrada e saída de substâncias que modificam discretamente sua composição, prontamente reequilibrada pelo mecanismo de homeostase. Dessa forma o sangue fornece condições ideais para o funcionamento das células e do organismo quemantém suas características químicas, físicas e morfológicas.

Composição química do sangue total, plasma e hemácias.

A constância da composição do sangue, com estreita faixa de variação, é o resultado do equilíbrio mantido por: 1. Rapidez pela qual as substâncias deixam no sangue quando estão em excesso. 2. Rapidez pela qual as substâncias entram no sangue quando estão em concentração abaixodo normal. 3. Mecanismo intrínseco do sangue de neutralização de ácidos e bases. 4. Atividade de tecidos e órgãos.

2 Pela sua dispersão por todo o corpo e por suas propriedades físicas e químicas, o sangue é considerado o meio de transporte mais eficiente do organismo.

COMPOSIÇÃO DO SANGUE
O sangue é constituído de duas frações combinadas, na proporção de 55% para o plasma e 45% para ascélulas. O plasma contém 91,5% de água que serve de solvente das substâncias orgânicas e minerais e ainda de veículo para as células, moléculas e íons. A porção celular apresenta três tipos de células em suspensão no plasma. 1. Glóbulos vermelhos, hemácias, hemátias ou eritrócitos. 2. Glóbulos brancos ou leucócitos 3. Plaquetas ou trombócitos.

FORMAÇÃO DO SANGUE.
O plasma é formado às causas deingestão de água, de alimentos, da difusão e trocas líquidas entre vários compartimentos do organismo. As substâncias orgânicas resultam da digestão dos alimentos que, absorvidos no intestino, passam respectivamente para o sangue, líquido intersticial e células. Aí sofrem reações enzimáticas e transformações, até o ponto de fornecerem energia para o trabalho celular: síntese de substânciasplásticas, de reposição do desgaste celular, de duplicação e crescimento celular, produtos de secreção e substâncias de reserva. A porção celular tem origem múltipla. As hemácias, plaquetas e leucócitos granulócitos são originários da medula óssea, enquanto ao linfócitos e monócitos têm origem no sistema retículo-endotelial formado pelos linfonodos e baço, que atuam também como órgãos hemocateréticoseliminando do sangue as células envelhecidas.

FUNÇÕES DO SANGUE
Primariamente o sangue é um meio de transporte que realiza as trocas de substâncias entre os diversos sistemas do organismo. Suas funções principais são: 1. RESPIRAÇÃO: é realizada pelo transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos e pelo transporte do excesso de gás carbônico dos tecidos para os pulmões, de onde é eliminado parao meio ambiente, que fornece oxigênio.

3 2. NUTRIÇÃO: é realizado pelo transporte de princípios nutritivos fornecidos pelos alimentos ou provenientes da biotransformação para as células que utilizam ou armazenam. 3. EXCREÇÃO: é feita pelo transporte de resíduos do metabolismo para os órgãos excretores de onde são eliminados para o meio ambiente. 4. CORRELAÇÃO HUMORAL: mantida pelo transportede secreções nutritivas e hormonais de um órgão para outro, propiciando a correlação das funções do organismo. 5. REGULAÇÃO DO BALANÇO HÍDRICO: a água difunde-se continuamente pelos compartimentos do organismo. Esta movimentação hídrica é regulada pela pressão osmótica do sangue.

Composição do sangue no adulto normal.

6. REGULAÇÃO TÉRMICA: os líquidos orgânicos acumulam grande quantidade...
tracking img