Karl marxs

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (774 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Graças a Karl Marx,pode-se dizer que a luta e a organização operária ganharam uma lucidez e uma orientação maior.
A partir da ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito dederrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema que,segundo ele,era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificadas pelas grandesdiferenças sociais,Marx exerce influência até os dias de hoje.
Apesar de importante, as obras de Karl Marx não foram tão valorizadas na época em que foram publicadas. Ainda assim, de muitos documentosproduzidos naquele tempo, com certeza “O Manifesto Comunista” é um dos mais marcantes. Economista, filósofo e socialista alemão, Marx publicou junto com Paris Friedrich Engels, em 1848, “O ManifestoComunista”, livro que apesar de ter sido escrito há mais de 150 anos retrata bem a sociedade atual. Em suas obras, Marx trabalha bastante a diferença entre classes e suas relações, o opressor e o oprimido,uma luta de classes que sempre existiu e possivelmente sempre existirá.


As contribuições de Marx foram para os campos da economia, política e até mesmo, filosofia. Os costumes e a cultura podemter mudado, mas a sociedade continua seguindo a mesma direção. ‘O Manifesto Comunista’ toca em assuntos como a miséria e a exploração do trabalho, que continuam presentes, e é uma ferramenta quepoderia ter a capacidade de mudar o mundo.

No trabalho ‘Marxismo’, escrito pelo mestrando em Ciência Política: Cidadania e Governação, Pedro Conceição Carvalho conta que a origem do socialismo estavarelacionada aos antagonismos de classes nas sociedades industriais do século XIX. Nesta época, existiram algumas correntes que eram contra os principais criadores das injustiças sócias, como aindustrialização capitalista, a burguesia patronal e o liberalismo econômico dos regimes vigentes e a proposição de abolir as diferenças sociais pela reconstrução da economia, do Estado e da sociedade....
tracking img