Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM
INTRODUÇÃO
“[...] desenvolveu-se o pensamento de Karl Marx, expresso pela teoria do materialismo histórico, originando a corrente de pensamento mais revolucionaria tanto do ponto de vista teórica como da pratica social.” (pág. 110).
“Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modificá-lo, [...] Ele produziu muito, suas ideias se desdobraramem varias vertentes e foram incorporadas por diferentes estudiosos. Sua intenção, porém, não era apenas contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.” (pág. 110).
AS ORIGENS
“O pensamento marxista foi sintetizador de diferentes preocupações filosóficas, políticas e científicas de sua época” (pág. 111).
“Há ainda na obra de Marxtoda a leitura critica do pensamento clássico dos economistas ingleses [...] trabalho que tomou a atenção de Marx até o final da vida” (pág. 112).
“Essa trajetória é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como alienação, classes sociais, valor, mercadoria, trabalho, mais-valia, modo de produção.” (pág.113).
A IDEIA DE ALIENAÇÃO
“A palavra “alienação” tem um conteúdo jurídico quedesigna a transferência ou venda de um bem ou direito.” (pág. 113).
“A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam ou separavam o operário dos “meios de produção” –ferramentas, matéria-prima, terra e maquina- e do fruto de seu trabalho, que se tornaram propriedade privada do empresário capitalista.” (pág. 113).
“Alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar aintegridade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico, á política e à filosofia que o excluíram da participação efetiva na vida social. [...] Assim o marxismo se propunha como opção libertadora do homem.” (pág. 114).
AS CLASSES SOCIAIS
“Dessa divisão se originam as classes sociais: os “proletários”- trabalhadores despossuídos dos “meios de produção”, que vendem sua força detrabalho em troca de salários- e os “capitalistas”, que, possuindo meios de produção sob a forma legal da propriedade privada, “apropriam-se” do produto do trabalho de seus operários em troca do salário do qual eles dependem para sobreviver.” (pág.114).
“apesar das oposições, as classes sociais são também complementares e interdependentes, pois uma só existe em função da outra.” (pág.115).

A ORIGEMHISTÓRICA DO CAPITALISMO
“Marx se vale de conceitos abrangentes da analise critica do momento que vive e uma sólida visão histórica com os quais procura explicar a origem das classes sociais e do capitalismo. É assim que ele atribui a origem das desigualdades sociais a uma enorme quantidade de riquezas que se concentra, na Europa [...] nas mãos de uns poucos indivíduos, que tem por objetivo e aspossibilidades de acumular bens e obter lucros cada vez maiores.” (pág. 115).
“A generalização desses galpões originou, em meados do século XVIII, na Inglaterra, a Revolução Industrial [...] acelerando o processo de separação entre o trabalhador e os instrumentos de produção e levando a falência os artesãos individuais.” (pág. 116).
“Assim, multiplicou-se o numero de operários, isto é,trabalhadores “livres” expropriado, artesãos que não conseguiram competir com o sistema industrial e desistiram da produção individual, empregando-se nas indústrias, constituindo uma nova classe social.” (pág. 116).
O SALÁRIO
“O operário é o individuo que, nada possuindo, é obrigatório a sobreviver da sua força de trabalho.” (pág. 116).
“O salário é assim, o valor da força de trabalho, considerada comomercadoria. [...] o salário deve corresponder à quantia que permita ao operário alimentar-se, vestir-se, cuidar dos filhos, recuperar as energias e, assim, estar de volta ao serviço no dia seguinte.” (pág. 116).
TRABALHO, VALOR E LUCRO
“Marx foi além. [...] Tudo o que é criado pelo homem, diz Marx, contém em si um trabalho passado, “morto”, que só pode ser reanimado por outro trabalho.” (pág....
tracking img