Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1523 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
x
1. INTRUDUÇÃO




Karl Marx pensador do século  XIX período em que o capitalismo industrial estava se consolidando na Europa, as maquinas funcionavam operadas por trabalhadores assalariados.

Marx tem como ponto de partida para sua analise da sociedade capitalista, a exploração do trabalho que os operários das fabricas capitalistas realizam.

Na concepção deMarx capitalismo conduz uma primeira relação social da qual derivam outras, que é relação de compra e venda de força do trabalho, no capitalismo o trabalho é livre, o trabalhador vende a sua força de trabalho e o empresário compra a força de trabalho, é uma sociedade baseada na propriedade privada, nos meios de produção e é uma sociedade organizada em função da produção de mercadorias, é essa vendada força de trabalho que move a estrutura social.

As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção.

O grande argumento de Karl Marx era não ficar olhando só as relações que estão a sua volta ,mais também as que estão escondidas, porque se descobrirmos as queestão escondidas, vamos entender melhor as que estão a nossa volta.

























2. BIOGRAFIA




Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818) foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.

Marx foi o segundo de novefilhos, de uma família de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henriette Pressburg,era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx, um advogado e conselheiro de Justiça. Herschel descende de uma família de rabinos, mas se converteu ao cristianismo luterano em função das restrições impostas à presença de membros de etnia judaica no serviçopúblico, quando Marx ainda tinha seis anos. Seus irmãos eram Sophie, Hermann , Henriette, Louise, Emilie ( adotada por seus pais), Caroline e Eduard.

Karl Marx estudou direito nas universidades de Bonn e Berlim, mas sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia. Quando tinha 24 anos, começou a trabalhar como jornalista em Colônia, assinando artigos social-democratas queprovocaram uma grande irritação nas autoridades do país.

Do casamento de Marx com Jenny von Westphalen, nasceram sete filhos, mas devido às más condições de vida que foram forçados a viver em Londres, apenas três sobreviveram à idade adulta. Marx também teve um filho nascido de sua relação amorosa com a militante socialista e empregado da família Marx.

Encontrando-se deprimido por contada morte de sua esposa, ocorrida em Dezembro de 1881, Marx desenvolveu, em consequência dos problemas de saúde que suportou ao longo de toda a vida, bronquite e pleurisia, que causaram o seu falecimento em 1883. Foi enterrado na condição de apátrida, no Cemitério de Highgate, em Londres.










3. MODO DE PRODUÇÃO




Para Marx, a produção é a raiz, a base de todaestrutura social.

A atividade das relações de produção é positiva quando, correspondendo às forças produtivas em constante movimento, contribui para o seu desenvolvimento e é negativa quando se altera este estado de coisas e as relações de produção travam o desenvolvimento das forças produtivas.

A produção desenvolve-se então duma maneira desigual, com altos e baixos, com períodosde prosperidade e de crises.

Quaisquer que elas sejam, as relações de produção assumem as três funções seguintes:




• Determinar a forma social do acesso às fontes e ao controle dos meios de produção;




• Redistribuir a força de trabalho social entre os diversos processos de trabalho que produzem a vida material organizam e descrevem esse processo;




•...
tracking img