Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário alemão. Criou as bases da doutrina comunista, onde criticou o capitalismo. Sua filosofia exerceu influência em váriasáreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito, Teologia, Filosofia, Economia, entre outras.
Marx nasceu em Trèves, cidade ao sul da Prússia Renana, na fronteira daFrança, no dia 5 de maio de 1818. Karl estudou Direito, História, Filosofia, Arte e Literatura na Universidade de Bonn, concluindo em 1836.
No final de 1836, vai para Berlim, onde se propagamas ideias de Hegel, destacado filósofo e idealista alemão. Max se alinha com os "hegelianos de esquerda", que procuram analisar as questões sociais, fundamentados na necessidade detransformações na burguesia da Alemanha. Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese, em busca de um cargo de professor. 
Por motivos políticos, Karl não é nomeado, as universidadesnão aceitam mestres que seguem as ideias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo. 
Em 1848, publica o "Manifesto Comunista", onde já esboça suas principais idéias com a luta declasses e o materialismo histórico. As opiniões desagradam o governo Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação,entre eles Max e Engels. Em fevereiro é obrigado a sair da França. Vai para Bélgica.
Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Depoisde vários exílios e privações, finalmente se instala em Londres.com sua esposa. Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em quesintetiza suas críticas à economia capitalista.
Karl Heinrich Max morreu em Londres, no dia 14 de março de 1883, em conseqüência de uma bronquite e de problemas respiratórios.
tracking img