Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx
(1818-1883)

[pic]


O filósofo, cientista social, historiador e revolucionário, Karl Marx, é sem dúvida o mais influente pensador socialista a surgir no século 19. Embora ele tenha sido amplamente ignorado pelos estudiosos em sua própria vida, suas idéias sociais, econômicas e políticas ganharam rápida aceitação do movimento socialista após sua morte em 1883. Até muitorecentemente, quase metade da população do mundo vivia sob regimes que se dizem marxistas. Esse sucesso muito, no entanto, fez com que as idéias originais de Marx têm sido freqüentemente modificadas e seus significados adaptado a uma grande variedade de circunstâncias políticas. Além disso, o fato de que Marx atrasou a publicação de muitos de seus escritos fez com que se foi só recentemente que osestudiosos tiveram a oportunidade de apreciar a estatura intelectual de Marx.
Karl Heinrich Marx nasceu em uma casa de classe média em Trier sobre o rio Mosela, na Alemanha em 5 de maio de 1818. Ele veio de uma longa linhagem de rabinos em ambos os lados de sua família e de seu pai, um homem que conhecia Voltaire e Lessing de cor, tinha concordado em batismo como um protestante para que ele não perderiaseu emprego como um dos advogados mais respeitados em Trier. Na idade de 17, Marx se matriculou na Faculdade de Direito da Universidade de Bonn. Em Bona ficou noivo de Jenny von Westphalen, filha do barão von Westphalen, um membro proeminente da sociedade Trier, eo homem responsável por Marx interessante na literatura romântica e Saint-Simonian política. No ano seguinte, o pai de Marx mandou-o paraa Universidade mais grave de Berlim, onde permaneceu por quatro anos, momento em que ele abandonou seu romantismo para o hegelianismo que governou em Berlim na época.
Marx tornou-se um membro do movimento jovem hegeliano. Este grupo, que incluía a teólogos Bruno Bauer e David Friedrich Strauss, produziu uma crítica radical do cristianismo e, por implicação, a oposição liberal à autocraciaprussiana. Encontrar uma carreira universitária fechado pelo governo prussiano, Marx transferiu-se para o jornalismo e, em outubro de 1842, tornou-se editor, em Colônia, do influente Rheinische Zeitung, um jornal liberal apoiado por industriais. Artigos de Marx, particularmente aqueles em questões econômicas, obrigou o governo prussiano a fechar o jornal. Marx então emigrou para França.
Chegando emParis, no final de 1843, Marx rapidamente fez contato com grupos organizados de émigr? Trabalhadores alemães e com várias seitas de socialistas franceses. Ele também editou o curta Jahrbücher Deutsch-Französische que se destinava a cobrir o socialismo francês e os hegelianos radicais alemães. Durante seus primeiros meses em Paris, Marx tornou-se comunista e colocou seus pontos de vista em uma sériede escritos conhecidos como Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844), que permaneceu inédito até 1930. Nos Manuscritos, Marx esboçou uma concepção humanista do comunismo, influenciada pela filosofia de Ludwig Feuerbach e baseada num contraste entre a natureza alienada do trabalho no capitalismo e uma sociedade comunista na qual os seres humanos desenvolveram livremente sua natureza em produçãocooperativa. Foi também em Paris que Marx desenvolveu sua parceria ao longo da vida com Friedrich Engels (1820-1895).
Marx foi expulso de Paris, no final de 1844 e com Engels, mudou-se para Bruxelas, onde ele permaneceu durante os próximos três anos, visitando a Inglaterra, onde a família de Engels tinha interesses de fiação de algodão em Manchester. Em Bruxelas, Marx dedicou-se a um estudo intensivoda história e elaborou o que veio a ser conhecida como a concepção materialista da história. Isso ele desenvolveu em um manuscrito (publicado postumamente como A Ideologia Alemã), de que a tese básica é que "a natureza dos indivíduos depende das condições materiais que determinam sua produção". Marx traçou a história dos diferentes modos de produção e previu o colapso do atual - o capitalismo...
tracking img