Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO
ENSINO MÉDIO

VIDA E OBRA DO SOCIÓLOGO KARL MARX

Guilherme Mueller



Lajeado, dezembro de 2012.
AVIDA DE MARX

Karl Heinrich Marx, um economista e revolucionário socialista alemão, nasceu em cinco de maio de 1818 em Trier na Alemanha. Marx estudou História, Filosofia e Direito nas Universidadesde Bonn e Berlim, apesar de ter-se formado, Marx em 1842 assumiu o comando da redação do “Jornal Renano”, onde passou a atuar como jornalista e publicar seus artigos radicais-democratas que irritaramas autoridades. Karl foi expulso da maior parte dos países europeus devido ao seu radicalismo extremo e envolvimento com radicalistas franceses e alemães. Revoltado com o sistema capitalista, então,decide levantar a bandeira do comunismo e lutar contra o capitalismo, que segundo ele, era o principal causador das crises e das diferenças sociais.
Em 1843, mudou-se para Paris, onde conheceria nopróximo ano, Paris Friedrich Engels, um filósofo francês e a partir daí seria o começo de uma grande amizade. No ano seguinte foi expulso da França e assim teve de migrar para a Bélgica, em Bruxelas ondecomeçou a participar de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França a revolução iniciou, Marx e Engels publicaram o folheto “O Manifesto Comunista”, primeiropasso para implantar a teoria revolucionária comunista que mais tarde seria chamada de “Marxista”. Voltou para Paris, mas assumiu logo em seguida assumiu o controle do “Jornal Renano”, o primeiro jornaldiário realmente comunista.
  Depois da derrota de todos os movimentos revolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos escritores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris ondemais uma vez foi expulso, viajou para Londres, onde passou a residir. Em Londres, dedicou-se aos estudos econômicos e históricos e ao mesmo tempo escrevia artigos para jornais norte-americanos,...
tracking img