Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Na teoria marxista, o materialismo histórico pretende a explicação da história das sociedades humanas, em todas as épocas, através dos fatos materiais, essencialmente econômicos e técnicos. Asociedade é comparada a um edifício no qual as fundações, a infra-estrutura, seriam representadas pelas forças econômicas, enquanto o edifício em si, a superestrutura, representaria as idéias, costumes,instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).

As relações sociais são inteiramente interligadas às forças produtivas. Adquirindo novas forças produtivas, os homens modificam o seu modo deprodução, a maneira de ganhar a vida, modificam todas as relações sociais. O moinho a braço vos dará a sociedade com o suserano; o moinho a vapor, a sociedade com o capitalismo industrial.
Publicado em: 13fevereiro

Fonte: http://pt.shvoong.com/law-and-politics/1764229-karl-marx-sociedade/#ixzz1MXlibpyP
Concepção Marxista sobre o Estado A luta armada derrubou os resquícios de uma sociedade feudalna Europa e conseguiu implantar a base de uma sociedade que permanece até hoje com os ideais liberais burgueses. Tais ideais baseados em princípios, como a divisão de poderes, além disso, o Estado sesubmeteria ao direito que garantiria ao indivíduo direitos e liberdades inalienáveis, especialmente o direito de propriedades. Essa sociedade aparenta certa igualdade de direitos e deveres entre osindivíduos que dela participam. O alemão Karl Marx, no entanto percebe que a situação social não é assim tão igual e busca, além de respostas, soluções para os problemas sociais advindos do modo deprodução capitalista. Segundo Lênin: “[...] a questão do Estado é uma das mais complexas, mais difíceis, e, talvez, mais embrulhada pelos eruditos, escritores e filósofos burgueses [...] Todo aquele quequiser meditar seriamente sobre ela e assimilá - la por si, tem de abordar essa questão várias vezes e voltar a ela uma ou outra vez, considerar a questão sob diversos ângulos, a fim de conseguir uma...
tracking img