Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A luta armada derrubou os resquícios de uma sociedade feudal na Europa e conseguiu implantar a base de uma sociedade que permanece até hoje com os ideais liberais burgueses. Tais ideais baseados em princípios, como a divisão de poderes.
O Estado se submeteu ao direito que garantiria aos indivíduos direitos e liberdades inalienáveis, especialmente o da propriedade. A sociedadeaparentava certa igualdade de direitos e deveres entre os indivíduos que dela participavam. Marx entende uma contradição entre os interesses da sociedade civil e do aparelho estatal e essa divergência tem sua origem na propriedade privada.
A teoria marxista de política implica numa rejeição categórica de uma determinada concepção segundo a qual o Estado seria “agente da sociedade como um todo” e do“interesse nacional”. Dessa maneira qualquer governo, para Marx, sob qualquer forma estaria sempre voltado a cumprir os interesses gerais das classes dominantes. Demonstrando que o Estado é um dos responsáveis pela contradição entre Estado e trabalho, ou seja, uma das formas de oposições de classes.
A base da sociedade é a produção econômica. Sobre essas bases econômicas se ergue umasuperestrutura, o estado e as idéias econômicas, sociais, políticas, morais, filosóficas e artísticas. Marx queria a inversão da pirâmide social, isto é, pondo o poder na maioria, os proletários, que seriam a única força capaz de destruir a sociedade capitalista e construir uma nova sociedade sem classes, a comunista. Para Marx os trabalhadores estariam dominados pela ideologia da classe dominante. Ocapitalismo seria atingido por crises econômicas já que se tornou o impedimento para o desenvolvimento das forças produtivas.
Quanto mais o mundo se unificava economicamente mais ele necessitava do socialismo. Marx não defendia uma melhora nas condições de vida do proletariado, mas a própria emancipação do mesmo, o fim da condição proletária. Desse modo não se tratava de amenizar a exploração, masaboli-la.
O desenvolvimento do capitalismo criou várias contradições, entre elas a proletarização que será o exército que irá destronar a burguesia. No entanto, as mudanças do Estado ao longo da história ocorreram em prol das mudanças sociais. Essa conclusão se deve ao fato de em cada período a luta entre capital e trabalho é herdada do período anterior o que inclui a própria organização estatal.Marx entende o Estado como resultado das lutas anteriores, o que o torna em constantes mudanças. Deste modo o Estado é definido como resultado das conquistas dessas lutas, portanto o Estado atual é resultado das modificações impostas pelas lutas atuais e anteriores.
O marxismo propunha a derrubada da classe dominante, a burguesia, através de uma revolução do proletariado . Propunha uma sociedade naqual os meios de produção fossem de toda a coletividade.

Palavras-chaves: Estado. Burguesia. Proletário. Trabalho. Capitalismo. Pirâmide Social. Luta de Classes.

BIOGRAFIA

Karl Heinrch Marx , filósofo e economista alemão , nasceu em Trier, atual Alemanha Ocidental, a 5 de maio de 1818 . Estudou na Universidade de Berlim. Formou-se pela Universidade de Iena em 1841. Ele queriadescobrir a causa dos conflitos de classes provocadas pela revolução Industrial e o meio de resolvê-lo. A revolução deveria se realizar em todo mundo civilizado. No Manifesto Comunista Marx convoca o proletariado à luta pelo socialismo. Em 1864 Marx fundou a Associação Internacional dos Trabalhadores, depois chamada Primeira Internacional dos Trabalhadores, com o objetivo de organizar a conquista do poderpelo proletariado em todo o mundo..

O ESTADO
O principal objetivo deste estudo é demonstrar as idéias de Marx acerca do que seria o Estado, suas causas, delimitações, assim como toda a trajetória de luta de classes, referendando-se uma critica ao capitalismo e a sociedade burguesa. Marx era o principal idealizador do socialismo e do comunismo revolucionário.
Marx desenvolveu o conceito...
tracking img