Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4191 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx (1818 – 1883)

- Ideologia e Utopia
- Biografia
- Obras
-Teoria Marxista
-Modos de produção
- Classes sociais
- Manifesto comunista
- O Capital
- Teoria da mais – valia
- Efeito capitalista: “coisificação” do homem
- Socialismo como ponte para o Comunismo

Ideologia e Utopia

Ideologia, termo que segundo o Dicionário Aurélio, significa um “conjunto de idéias que tempor base uma teoria política ou econômica”. Pode também ser traduzido como “o modo de ver, próprio de um indivíduo ou de uma classe”. Ou “ainda, seria uma postura teórica, abstrata e metafísica, sem ligação com a realidade ou com uma utilidade palpável”.
Ideologia, segundo a filósofa brasileira Marilena Chauí, seria “Um mascaramento da realidade social que permite a legitimação da exploraçãoe da dominação. Por intermédio dela, tomamos o falso pelo verdadeiro, o injusto por justo”.
Para Marx, a ideologia é uma forma de falsa consciência, correspondendo a interesses de uma determinada classe. Mais precisamente, ela designa o conjunto das idéias especulativas e ilusórias ( socialmente determinadas ) que os homens formam sobre a realidade, através da moral, da religião, dametafísica, dos sistemas filosóficos, das doutrinas políticas e econômicas, etc.
A ideologia, segundo Karl Marx, pode ser considerada um instrumento de dominação que age através do convencimento ( e não da força ), de forma prescritiva, alienando a consciência humana e mascarando a realidade, Marx entende que os trabalhadores são dominados pela ideologia da classe dominante, ou seja, as idéias queeles têm do mundo e da sociedade seriam as mesmas idéias que a burguesia pregam como verdadeiras.
Utopia seria, segundo a conceituação do Aurélio, um “projeto irrealizável, uma quimera ( fantasia, sonho ) “.
O pensamento utópico é o que aspira a um estado não-existente das relaçãoes sociais, o que lhe dá, ao menos potencialmente, um caráter crítico, subversivo, ou mesmo explosivo. O sentidoestreito e pejorativo do termo ( utopia: sonho imaginário irrealizável ) nos parece inadequado, uma vez que apenas o futuro permite que se saiba qual aspiração era ou não “irrealizável”.
Uma mesma visão de mundo pode ter um caráter utópico num dado momento histórico, para tornar-se, em seguida, numa etapa ulterior, uma ideologia, tal como ocorreu com o Positivismo ou algumas formas doMarxismo.

Biografia
Nascido em Trier ( Alemanha ) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883, o economista, cientista social e filósofo Karl Marx é entedido como idealizador do socialismo científico, também chamado de socialismo marxista. Rompe com o socialismo utópico por apresentar uma análise crítica da realidade política e econômica, da evolução da história, dassociedades e do capitalismo. Apesar de ter estudado também direito, sempre demonstrou mais interesse pela história e pela filosofia. Fundou em 1864 a Associação Internacional dos Trabalhadores, depois chamada Primeira Internacional dos Trabalhadores com o objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo.
Marx fez parceria, durante grande parte de sua vida, com seu amigo egrande colaborador, o filósofo Friedrich Engels ( Wuppertal, Alemanha ). Engels deu suporte material a Marx em vários momentos, e após a morte do amigo, ele organizou e editou dois dos livros referente a obra O Capital, respeitando fielmente o desenvolvimento das idéias do autor.
Ambos são considerados como a expressão intelectual da tradição socialista da luta dos trabalhadores. O trabalhoconjunto aconteceu ao longo do século XlX e é decorrente da nova maneira de viver que havia sido implantada na sociedade, uma das muitas consequências da Revolução Industrial.

Obras
- Manuscritos econômico-filosóficos – 1844 (Marx)
- A ideologia alemã – 1845 (Marx e Engels)
- O Manifesto Comunista – 1848 (Marx e Engels)
- O Capital – 1867 (Marx)



Teoria Marxista

Toda a...
tracking img