Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (506 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARX (Karl Heinrich), filósofo, cientista social e revolucionário alemão (Trier, Prússia, 1818 - Londres, Inglaterra, 1883). Marx foi o principal idealizador do socialismo e do comunismorevolucionário.
Foi algumas vezes ignorado ou mal compreendido até mesmo pelos seus seguidores. Contudo, muitas das ciências sociais, especialmente a sociologia, têm sido influenciadas pelas suas teorias.
AVIDADE MARX
Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818 em Trier, na Prússia, norte da Alemanha, onde também foi criado. Seu pai era advogado. Marx, desde cedo, destacou-se e foi estudar Direitona universidade de Bonn em 1835. No ano seguinte, transferiu-se para a universidade de Berlim. Nela tornou-se muito mais interessado pela Filosofia, uma disciplina altamente politizada na Prússia, ondeos cidadãos não podiam participar diretamente dos assuntos públicos. Marx juntou-se a um grupo de estudantes e professores esquerdistas radicais, cujas ideias filosóficas implicavam uma forteoposição ao modo severo pelo qual a Prússia era governada.
Em 1841, Marx formou-se em Filosofia pela universidade de Jena. Tentou obter colocação como professor, mas não conseguiu por causa de sua oposição aogoverno prussiano. Tornou-se jornalista freelancer e ajudou a criar e dirigir vários jornais radicais. Após o seu casamento em 1843, ele e sua mulher mudaram-se para Paris. Lá conheceram FriedrichEngels, um jovem radical alemão que se tornou o melhor amigo de Marx e com ele trabalhou em vários artigos e livros. Após ter vivido em Bruxelas, na Bélgica, de 1845 a 1848, Marx retornou à Alemanha eeditou o Neue Rheinische Zeitung, que foi publicado em Colônia durante a revolução alemã de 1848. Esse jornal tornou Marx conhecido em toda a Alemanha como o porta-voz da reforma democrática radical.Após o malogro da revolução de 1848, Marx fugiu da Prússia e passou o resto de sua vida como exilado político em Londres.
Levou uma vida difícil porque era demasiado orgulhoso, ou demasiado...
tracking img