Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (780 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx viveu entre 1818 e 1883

Suas principais obras foram, o Capital, a Ideologia Alemã e a Miséria da Filosofia.

O pensamento de Karl Marx expresso pela teoria do materialismo histórico,que foi a corrente mais revolucionária do pensamento social, tanto no campo teórico como da ação política.

Com o objetivo de entender o sistema capitalista e modifica-lo, Marx escreveu sobrefilosofia, economia e sociologia. Sua intenção era propor uma ampla transformação política, econômica e social.

Sua obra máxima, O Capital, destinava-se a todos os homens, não apenas aos estudiosos, esteé um aspecto singular da teoria marxista, ele escreveu para todos os homens que quisessem assumir sua vocação revolucionária.

A Idéia de alienação econômica: Marx desenvolve o conceito de alienaçãomostrando que a industrialização, e o assalariamento separavam o trabalhador dos meios de produção-ferramentas, matérias-primas, terra e máquina.

A idéia de alienação política: para Marx o homemtambém se tornou alienado, pois o princípio da representatividade, base do Liberalismo, criou a idéia de Estado como um órgão político e imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la pelopoder delegado pelos indivíduos.

A divisão social do trabalho fez com que o pensamento filosófico se tornasse atividade exclusiva de um determinado grupo.

Alienado, separado e mutilado, o homemsó pode recuperar a integridade de sua condição humana pela crítica radical ao sistema econômico. Essa critica radical, que nasce do livre exercício da consciência, só se efetiva na práxis, que é aação política consciente e transformadora.

O marxismo se propunha como uma opção libertadora do homem.

As Classes sociais, PARA MARX , OS INALIENÁVEIS DIREITOS DE:

LIBERDADE, JUSTIÇA,CONSIDERADOS NATURAIS PELO LIBERALISMO, NÃO RESISTEM ÀS EVIDÊNCIAS DAS DESIGUALDADES SOCIAIS PROMOVIDAS PELAS "RELAÇÕES DE PRODUÇÃO", QUE DIVIDEM OS HOMENS EM PROPRIETÁRIOS E NÃO-PROPRIETÁRIOS DOS...
tracking img