Karl Marx T nia Quintaneiro

2316 palavras 10 páginas
Karl Marx – Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira e Tânia Quintaneiro.

Grande impacto das formulações teóricas de Marx – teses contra e a favor. – inspira os envolvidos em ações política.

Herdeiro do ideário iluminista – a razão é instrumento de apreensão da realidade e de construção de uma sociedade mais justa – crença no progresso em direção a um reino de liberdade.

Fundamentos conceituais e metodológicos.

Tradição filosófica predominante na Europa início da modernidade – existência de um mundo sensível e histórico/ um mundo de substâncias ou essências imutáveis e objetos do verdadeiro conhecimento. Por trás da aparência dos fenômenos existiria uma essência do ser das coisas – caminhos da razão e da história passam a ocupar o lugar de concepções anteriores - Filosofia idealista de Hegel.

“Tudo o que é real é racional, e tudo que é racional é real.” A realidade histórica é manifestação da razão – processo incessante de autossuperação desencadeado pelo conflito e pela contradição – movimento dialético.

Dialética – pensamento clássico grego reformulado por Hegel: opinião – oposição do verdadeiro e falso – diante de um sistema filosófico a opinião espera aprovação ou rejeição, ela não concebe a diversidade dos sistemas filosóficos, na diversidade vê apenas contradição.

Segundo Hegel:

O finito deve ser apreendido a partir de seu oposto – o infinito – o universal – a relação entre o particular e a totalidade – unidade dialética. O fenômeno só é inteligível se articulado à totalidade ao ser constituído conceitualmente. O sujeito é quem realiza o esforço conceitual estruturando os fatos em um sistema totalizante – na busca pela verdade o pensamento científico filosófico leva à transitoriedade e superação.

A ótica dialética – aponta as contradições constitutivas da vida social que resultam na negação e superação de uma de terminada ordem.

Séc. XVIII – pensamento político filosófico – perda do autocontrole dos seres humanos subjugados pela sua própria

Relacionados

  • Exame
    60272 palavras | 242 páginas