Karl Marx e a história da exploração do homem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Marx acreditava que a educação era parte da superestrutura de controle usada pelas classes dominantes. Por isso, ao aceitar as idéias passadas pela escola à classe dos trabalhadores (que Marxdenominava classe proletária) cria uma falsa consciência, que a impede de perceber os interesses de sua classe. Assim, Marx concebia uma educação socializada e igualitária a todos os cidadãos.
Versar sobreos paradigmas e suas contribuições para o processo educacional, não é um trabalho fácil, exige a localização da relação sujeito-objeto como um eixo central. A história da filosofia tem demonstradoser esta preocupação e é um dos principais problemas da filosofia. Hoje em dia, a educação ainda pode ser usada para sobrevivência, mas também ajuda proporcionar um melhor uso do tempo dando maiorrefinamento à vida social e cultural. O homem depende da educação e ela está presente no seu cotidiano. Porém, existem diferentes concepções de educação e diferentes modelos. Sua prática vai além da escolae abrange desde sociedades primitivas até as sociedades mais desenvolvidas e industrializadas. Estamos diante de produtos inovadores e de grande impacto social, agora entram em cena o computadoraliado à Internet e taxado como “máquinas de ensinar”, que trazem uma superinformação contraditória, a desinformação de uma grande parte da população que não possui acesso a esses instrumentostecnológicos e nem ao menos a simples leitura e escrita para uso crítico. Lembrando que, em vez de serem independentes das mazelas da sociedade, as escolas são umas das partes integrais do sistema capitalista e,como tal, seu potencial para a reforma está bastante limitado. Apenas com a reforma do sistema político e econômico o ensino poderá ter algum efeito na emancipação dos menos favorecidos.

Crítica:A relação entre o capitalismo e a educação para Marx e Engels era que para crescer industrial/economicamente precisava-se de pessoal “qualificado” e para fugir da fiscalização os burgueses...
tracking img