KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Unifimes
Aluna: Mosaine Ketlyn Nunes
Curso: Direito
Período: 1°
Disciplina: Sociologia
Professor: Sergio Luiz




KARL MARX E A HISTÓRIA DA EXPLORAÇÃO DO HOMEM






Mineiros, 22 de novembro de 2013
°TEORIA E EVOLUÇÃO
No campo cientifico, os pressupostos teóricos iluminam de modo peculiar a realidade, resultando diferentes níveis de abordagem e modelosteóricos particulares, indo assim de encontro com o surgimento do pensamento sociológico ate a organização das primeiras teorias sobre a sociedade , a realidade social oferece diferentes perspectivas que se complementam.
Para comte e Durkheim, a sociedade era mais que a soma dos indivíduos , para weber a sociedade era como a ‘’luz’’ da historia e da subjetividade do agente social. Poremiluminando outras questões proposta pela realidade social desenvolveu-se o pensamento de Karl Marx, com suas idéias influenciaram o desenvolvimento da ciência, da filosofia e do movimento operário mundial. Deu origem a uma corrente de pensamento revolucionaria tanto do ponto de vista teórico quanto no da pratica social. Kant escreveu, sobre filosofia, economia e sociologia, suas idéias tinham um grandevalor na sociedade.
°AS ORIGENS
O pensamento marxista foi sintetizador de diferença preocupações filosófico, políticas e cientificas de sua época. Hegel entendia a historia como um processo coeso que envolvia diversas instancias da sociedade- da religião à economia. Marx usou esse método de explicação histórica para o qual os agentes sociais, apesar de conscientes, não são os únicosresponsáveis pela dinâmica dos acontecimentos – as forças em oposição também atuam sobre o devir.
Autores como Claude Heri de Rouvroy, ou conde de Saint-Simon, Françoi-Charles Fourier e Robert Owen, influenciados por Rousseau- que atribuíra a origem das desigualdades sociais ao advento da propriedade privada- propunham transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa e igualitária, daqual seriam retirado o individualismo, a competição e a propriedade privada. Marx, ainda, te m toda a leitura critica do pensamento clássico dos economistas ingleses, Adam Smith e David Ricardo, q tomou muita atenção de Marx, e marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes, como alienação, classes sócias, valor, trabalho, mercadoria, mais-valia e modo de produção; porem seu grandeinterlocutor foi Friedrich Engels.
°MATERIALISMO HISTÓRICO
Marx elaborou uma teoria abrangente e universal, o conceito refer-se á metodologia elabora por Karl Marx para explicar o desenvolvimento da sociedade humana desde sua origem, segundo seus pressupostos, toda e qual quer transformação social tem origem nas bases matérias da vida social, ou seja, na sua infraestrutura, refletindo a forma de comoos homens se organizam para a produção social de bens, que engloba dois fatores fundamentais: as forças produtivas e as relações de produção. As forças produtivas constituem as condições matérias de toda produção., temos no processo de trabalho, matérias primas identificadas, extraídas da natureza, conjuntos de ferramentas e as maquinas, porem o homem e o principal elemento das forças produtivas,responsável por fazer a ligação entre a natureza e a técnica e os instrumentos. As relações de produção são as formas pelas quais os homens se organizam para fazer a atividade produtiva.
Assim, as relações de produção podem ser num determinado momento, cooperativista ou específicos como, sistema comunal primitivo, escravista ou modo de produção asiático, servis ou modo de produção antigo,capitalista ou modo de produção feudal e modo de produção capitalista. Forças produtivas e relação de produção são frutos das condições naturais e históricas de toda atividade produtiva que ocorre em sociedade, Marx denomino-se como ‘’modo de produção’’. Sendo a passagem de um modo para outro é conseqüência da luta de classes.
°A IDEIA DE ALIENAÇÃO
Como funciona o capitalismo? Na procura de...
tracking img