Karl Marx e a História da Exploração do Homem.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx nasceu na cidade de Treves na Alemanhã em 1836, doutorou-se em filosofia, foi um dos fundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional. Mudou-se para Paris em 1842 onde conheceu Friedrich Engels que em 1848 escreveram O manifesto do Partido Comunista. Morreu em 1883 em Londres. Escreveu sobre filosofia, economia e sociologia, desenvolve um pensamentoexpresso pela teoria do materialismo histórico, originando a corrente de pensamento mais revolucionaria na teoria e na prática social, com o objetivo de entender o capitalismo e modificá-lo, tendo como intenções contribuir para o desenvolvimento da ciência e transformar a política econômica e social, assim escrevendo para todos os públicos com vocação revolucionaria e ação política efetiva, Marxdefendia-se como militante da causa socialista, suas idéias foram defendidas com luta para o desenvolvimento de uma nova sociedade em diferentes campos e batalhas. Foi bastante sensível com o desenvolvimento capitalista, buscando superar as contradições básicas da sociedade capitalista, submetendo a ordem social que procurou interpretar e criticar, sendo reconhecido por diferentes modelos deadministração pública, de organização partidária, de ação revolucionária e de exercício do poder.
O pensamento marxista foi sintetizado de diferentes preocupações filosóficas, políticas e científicas de sua época, herdou fundamentos da influência da filosofia hegeliana, propondo assim diferentes percepções da história, Marx explicará utilizando o método dialético. Para Marx também foi significativo ocontato com o pensamento socialista francês e inglês do século XIX, ele admirava o pioneirismo desses críticos da sociedade burguesa e suas propostas de transformação social, mas os julgava idealistas e irreais. Esses autores atribuíram a origem das desigualdades sociais ao advento da propriedade privada, propunha transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa eigualitária, da qual seriam eliminados o individualismo, a competição e propriedade privada, mas nenhum deles havia considerado seriamente a necessidade de luta política entre as classes sociais e o papel revolucionário do proletariado na implantação de uma nova ordem social. Marx os dominava de utópicos pois o socialismo defendido por ele era denominado científico, o socialismo cientifico conhecido pormarxismo, uma teoria social complexa que se destinava a analisar o capitalismo e a entender as forças que o constituíam e aquelas que levariam à sua superação.

Marx utiliza o termo alienação para compreensão da exploração econômica exercida sobre o trabalhado no capitalismo, a indústria, a propriedade privada e o assalariado, alienavam ou separavam o operário dos meios de produção. O que elesproduziam se tornava propriedade do empresário capitalista. Politicamente o homem também se tornou alienado, a sociedade de classes é representada apenas pela classe dominante e age conforme o interesse desta. O homem só poderá se livrar da alienação de forma transformadora, utilizando sua consciência com uma critica radical ao sistema econômico, à política e à filosofia que o excluíram de suaparticipação a vida social. Marx busca denunciar as desigualdades sociais contra a falsa idéia de igualdade política e jurídica proclamada pelos liberais, pois existe uma grande desigualdade social entre as relações de produção, que dividem os homens entre burgueses e proletários, de tanta desigualdade entre antagonismo e exploração, Marx faz uma análise critica das classes sociais que surgem e docapitalismo, as riquezas que se concentraram na Europa no século XIII até meados do século XVIII, o artesão e as corporações de oficio foram substituídas pelo trabalho assalariado do operário e pela indústria, a revolução industrial foi um processo de separação entre o trabalhador e os instrumentos de produção, somente empresários capitalistas possuíam as maquinas, que substituíram os homens,...
tracking img