Karl marx, emile durkheim e max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
max weber

ação social: tradicional: radição é quando é uma ação feita por influencia da família.
afetiva: é uma ação que um individuo é movido pela emoção. Quando umapessoa é agredida, vai querer revidar a agreção batendo no mesmo.
racional:com fins de interesse pessoal em que se age com algum objetivo.Ação carismática: inova e inobserva tradições. Funda-se na crença de ser seu
autor dotado de poderes sobre-humanos e sobrenaturais que agem, livremente.relação social: elação social é todo e qualquer contato que estabelecemos em nossa vida extra familiar(relações entre indivíduos).

tipo ideal:é a constatação de um conceito sobre umfenômeno a partir de suas
características gerais e mais salientes.

estado é detentor do monipolio legito do uso da força:o estado é detentor da força,paramanter a ordem e burocracia na sociedade.


Durkheim

fato social: coercitividade: quando o indivíduo é obrigado aobedecer regras.
exterioridade: quando uma coisa existe antes de nós nascermos.
generalidade: tem que ser conhecida de modo geral, todos devem conhecer.(so é fato social quando um fato possui as três característica)

solidariedade:orgânica:é caracterizada pela capacidade em determinada área(capitalista)mecânica:é baseada em questões pessoais,como afeto(pré capitalista)

função social:é a contribuição que um fenômeno,individuo ou instituiçao provê a um sistema maior do que aquele ao qual o fenômeno fazparte.

Carl Marx

função aparente do estado:a função aparente do estado é garantir a igualdade entre as classes,mas não é possível no sistema capitalista,sua função real é garantir...
tracking img