Karl mannheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Mannheim,
Questões teóricas I Introdução geral
Resumo elaborado para fins de avaliação parcial do n1 da disciplina sociologia da Educação, do Curso de Pedagogia, Faculdade Araguaia, sob aorientação do professor Paulo Roberto Miranda.
Quando Mannheim afirma que ao estudar educação tentamos criar oportunidades de reflexão, ele está na verdade instigando o professor a ser um sociólogo quese esforça e vai além da naturalidade cotidiana e passa para o ponto mais alto da observação e não olha apenas fatos isolados, mas tem em mente toda a situação do indivíduo.
Isso significa ampliarhorizontes, ir além do seu tempo. Por exemplo, não ignorar o fato de que o aprendiz tem suas experiências fora da escola e que isso constitui a sua bagagem, ao entender isso ampliamos a nossaperspectiva sobre o que é educação e sobre o que os seres humanos podem aprender e como a educação pode influenciá-los.
A proposta de Mannheim é que saiamos do ensino rotineiro, sem imaginação que não formaindivíduos, mas deforma-os, inclusive o filósofo leva-nos a pensar sobre métodos autoritários que punem severamente as crianças tentando mantê-las quietas. Ele cita a frase de Martinho Lutero queafirma que disciplinadores assim arruínam as crianças de boa índole e excelentes habilidades.
Mannheim nos leva a refletir sobre questões que foram levantadas por outros filósofos e homens dotados deespírito experiente, como por exemplo: Que é educação? Para que serve a educação? Quais são as tarefas especiais e as possibilidades de desenvolvimento da educação nos dias atuais? Isso significa quetemos que procurar fundamentar nossos atos pedagógicos mediante bases mais cientificas quanto possível.
Para responder questões como estas, temos que ir mais fundo na atividade de refletir e buscarbase teórica que possibilitem que essa reflexão seja altamente produtiva, pois, o papel da teoria é compreender o que as pessoas pensam sobre a sociedade, se compreendermos isto não iremos refletir e...
tracking img