Karl jaspers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Jaspers

Filósofo alemão. Realizou estudos de Direito e Medicina e chegou à Filosofia através do seu interesse pela Psicologia. Professor de Filosofia na Universidade de Heidelberg, entre1937 e 1945 foi afastado da sua cátedra pelos nazistas. A sua obra principal, que contém as suas teses fundamentais, é a Filosofia (1932).
Para Karl Jaspers a vida se apresenta extremamente coerentecom o pensamento. Dentro de suas principais idéias encontra-se a do ser-em-situação, onde diz que: o transcender a situação é a verdadeira existência; é o ponto de apoio da existência, o problema doser está indissoluvelmente ligado ao da verdade; a existência se realiza na solidão do indivíduo, em quanto a massa é chamada ser-sem-existência; qualquer pretensão de certeza absoluta é umanão-verdade; a mente humana é sempre impulsionada para além dos limites da experiência.
No que cerne a questão da essência e da existência em Cristo, Jaspers fala que o ser em sua existência é limitado eque o criador é a própria essência, gerando assim um paradoxo entre existência e essência. Ele faz uma análise do próprio ser, em quatro dimensões: o ser-aí (dasein), a consciência, o espírito e aexistência.
Uma das abordagens mais interessantes deste filósofo trata da situação espiritual do nosso tempo. Vejamos suas definições: o homem é espírito e a situação do homem autêntico não pode deixarde ser a da sua situação espiritual; do surto da consciência epocal a crítica do tempo é contemporânea da consciência em si; da situação em geral só o indivíduo é suscetível de se encontrar emsituação; do método para um esclarecimento da situação atual uma estrutura da situação espiritual do presente que não quiser cair no círculo vicioso de simples imagens do ser, terá de permanecer aberta; oslimites da organização da existência o turbilhão da existência moderna substitui ao homem uma visão límpida do que, na realidade, acontece; o domínio da massa anônima a técnica e a massa anônima...
tracking img