Karenka

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (789 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Recrutamento de Pessoal
Há algum tempo atrás era comum cada empresa fazer o seu próprio recrutamento e seleção, atualmente as empresas optam por contratar empresas especializadas parafazerem esses serviços, como consultores ou agencias de emprego. O trabalho de recrutamento tem que ser feito de maneira explicita deixando esclarecidos os requisitos a serem solicitados pela empresapara a ocupação da vaga.
As organizações estão ficando cada vez mais rigorosas no processo de escolha dos candidatos para as vagas oferecidas. Esse procedimento pode ser constituído por fases que vãodesde o planejamento até a seleção de pessoal passando ainda pelo recrutamento. Essa nova visão explica-se, pois os gestores de pessoas, para diminuírem os erros de seleção e para atingirem osobjetivos da empresa, estão selecionando os candidatos observando suas competências e não só sua formação.
O recrutamento pode ser: Interno, Externo ou Misto.
Interno que é a divulgação das vagas para osfuncionários da empresa. Vantagem: o baixo custo e já ter um conhecimento maior sobre o candidato. Desvantagem: pode ser que o candidato não se adapte a nova função ou não encontre um candidato aaltura para substituí-lo.
Externo que é quando se busca o profissional fora da empresa, que pode ser por meios de anúncios em jornais, revistas, internet, agencias de empregos entre outros. Vantagem: quese tem grande opção e diversidades de perfis o que trará novas idéias e opiniões para a empresa trazendo melhoras. Desvantagem: o custo (pois anúncios e agencias tem custo alto), a desmotivação defuncionários (no caso de funcionários antigos aguardando oportunidade).
Misto que é quando se usa os dois, o interno e o externo. Vantagem: flexibilidade e vantagens mencionadas nos itens anteriores.Desvantagem: mencionadas nos itens anteriores.
Após o processo de recrutamento dá-se inicio a seleção de pessoal, onde a área de Gestão de Pessoas vai comparar as necessidades do cargo apresentadas...
tracking img