Karenka

789 palavras 4 páginas
Introdução ao Recrutamento de Pessoal
Há algum tempo atrás era comum cada empresa fazer o seu próprio recrutamento e seleção, atualmente as empresas optam por contratar empresas especializadas para fazerem esses serviços, como consultores ou agencias de emprego. O trabalho de recrutamento tem que ser feito de maneira explicita deixando esclarecidos os requisitos a serem solicitados pela empresa para a ocupação da vaga.
As organizações estão ficando cada vez mais rigorosas no processo de escolha dos candidatos para as vagas oferecidas. Esse procedimento pode ser constituído por fases que vão desde o planejamento até a seleção de pessoal passando ainda pelo recrutamento. Essa nova visão explica-se, pois os gestores de pessoas, para diminuírem os erros de seleção e para atingirem os objetivos da empresa, estão selecionando os candidatos observando suas competências e não só sua formação.
O recrutamento pode ser: Interno, Externo ou Misto.
Interno que é a divulgação das vagas para os funcionários da empresa. Vantagem: o baixo custo e já ter um conhecimento maior sobre o candidato. Desvantagem: pode ser que o candidato não se adapte a nova função ou não encontre um candidato a altura para substituí-lo.
Externo que é quando se busca o profissional fora da empresa, que pode ser por meios de anúncios em jornais, revistas, internet, agencias de empregos entre outros. Vantagem: que se tem grande opção e diversidades de perfis o que trará novas idéias e opiniões para a empresa trazendo melhoras. Desvantagem: o custo (pois anúncios e agencias tem custo alto), a desmotivação de funcionários (no caso de funcionários antigos aguardando oportunidade).
Misto que é quando se usa os dois, o interno e o externo. Vantagem: flexibilidade e vantagens mencionadas nos itens anteriores. Desvantagem: mencionadas nos itens anteriores.
Após o processo de recrutamento dá-se inicio a seleção de pessoal, onde a área de Gestão de Pessoas vai comparar as necessidades do cargo apresentadas

Relacionados